Condições higiênico-sanitárias dos lactários de hospitais públicos do Estado de Alagoas a partir de uma abordagem baseada no direito humano a alimentação adequada

Autor(a): Denise Correia Ferreira Bertoni

Data da defesa: 06/08/2012

Banca examinadora:

Prof. Dr. Cyro Rêgo Cabral Júnior – FANUT/UFAL - orientador

Profª Drª Maria de Fátima Machado de Albuquerque - FAMED/UFAL - coorientador

Profª Drª Maria Cristina Delgado da Silva - UFAL - examinadora

Prof. Dr. Elcio de Gusmão Verçosa - SEUNE - examinador

Resumo Geral:

OBJETIVO: Avaliar as condições higiênico-sanitárias dos hospitais públicos do estado de Alagoas a partir de uma abordagem baseada no Direito Humano à Alimentação Adequada.

MÉTODOS: Esse estudo foi realizado em 11 Hospitais Públicos do Estado de Alagoas. Aplicou-se um checklist com 86 itens imprescindíveis agrupados em 3 blocos sobre Estrutura, Recursos Humanos e Condições Organizacionais. Identificaram-se as adequações dos lactários de acordo com o risco potencial dos critérios legais, devendo atender 100% dos itens. A visualização do distanciamento das adequações usou-se a classificação por grupos de análise: o grupo I, conformidade entre 76% a 100%, grupo II, de 51% a 75% e grupo III, ente 0% e 50%.

RESULTADOS: Nenhum hospital atendeu 100% das recomendações da legislação. A maioria atendeu a menos de 50%. Dos 11 hospitais, 9 foram classificados no grupo 3 não conseguindo atender 50% dos itens e apenas 2 atenderam pouco mais de 50%.

CONCLUSÃO: A situação de completo desacordo com a legislação foi constatada nesse estudo, o qual verificou que nenhum hospital público está cumprindo as recomendações para a produção de um alimento seguro, bem como sua obrigação de proteger, promover, prover e respeitar o direito à alimentação adequada da criança hospitalizada.

Palavras-chave: Criança hospitalizada, Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada, Condições higiênico-sanitárias, Lactário.

 

Trabalho completo em pdf.