Ações de Extensão

Estas são as ações de extensão vigentes na FANUT/UFAL. Caso tenha se interessado, entre em contato com os coordenadores dos projetos para saber como participar.

CATEGORIA: PROJETOS

Título: Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia

Período: 01/01/2020 a 30/06/2021

Resumo: O presente projeto tem como objetivo fortalecer a inclusão socioeconômica de agricultores dos assentamentos Zumbi dos Palmares, Dom Helder Câmara e Flor do Bosque, localizados nos municípios de Branquinha, Murici e Messias – AL, respectivamente, através do cultivo, beneficiamento e comercialização de produtos agroecológicos, visando atender às demandas das feiras agroecológicas da UFAL/Praça Centenário entre outras. Além disso, o trabalho deverá contribuir para a organização das referidas feiras, considerando que são equipamentos de segurança alimentar e nutricional que contribuem para a promoção da alimentação saudável e adequada no município de Maceió. Para isso serão desenvolvidas as seguintes atividades: 1) Qualificação em boas práticas apícolas; 2) Qualificação sobre empreendedorismo e marketing digital para melhoria na gestão das feiras agroecológicas com os associados da APROAGRO, com a colaboração do Curso de Administração; 3) Oficina de avaliação do Coletivo de Compras Agroecológicas Colhendo Bons Frutos; 4) Criação de um aplicativo para celular para o gerenciamento das compras coletivas; 5) Estabelecimento de parcerias para doação de mudas de legumes e verduras para os agricultores, junto ao Curso de Agroecologia; 6) Desenvolvimento de atividades e materiais educativos para os consumidores das feira, junto ao Curso de Nutrição; 7) Visitas (uma por semestre letivo) aos assentamentos com alunos do curso de Nutrição (disciplina Nutrição em Saúde Pública 1 - modulo de Segurança alimentar e Nutricional); 8) Promoção de um evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação (outubro de 2020) com apresentação de trabalhos científicos; 9) Elaboração de 2 artigos científicos, com relato de experiência do projeto, analise do perfil socioeconômico e nutricional dos agricultores a serem submetidos para publicação. O projeto existe desde 2014 e já vem contribuindo para a melhoria das condições de vida dos agricultores, com aumento da renda, adesão de novos participantes, através do processo de sustentabilidade, estimulando a produção em base agroecológica e incrementando a comercialização através das feiras e inserção em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional (PNAE e PAA). Porém, ainda é necessário dar continuidade à qualificação e empoderamento dos agricultores envolvidos sobre direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional.

Coordenadora: Maria Alice Araujo Oliveira 

_________________________________________________________

Título: Implantação de uma unidade experimental de processamento de sururu: da capacitação à geração de renda para marisqueiras da Lagoa Mundaú

Período: 01/01/2020 a 30/06/2021

Resumo: A presente proposta faz parte da segunda fase de intervenção do projeto de "Qualificação e fortalecimento da cadeia produtiva do sururu" e tem como objetivo principal orientar o trabalho das marisqueiras em equipe, de maneira que consigam operacionalizar a primeira cooperativa do segmento em Alagoas, produzindo sururu com qualidade diferenciada, de acordo com os padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e possam, dessa forma, conquistar preço mais justo pelo produto e garantir maior segurança alimentar para suas famílias. Para tanto, serão capacitadas em boas práticas na manipulação do molusco e todo o processamento será monitorado em laboratórios da FANUT, a fim de subsidiar ajustes. Ao todo, 36 marisqueiras cooperadas participarão, divididas em turmas de produção diária, de segunda a sexta, e a venda do sururu processado será repassada para cada participante. A gestão da unidade experimental será feita por um comitê formado por representantes de todos os segmentos envolvidos, marisqueiras, professores, técnicos, estudantes, além de representante da ONG Visão Mundial.

Coordenadora: Ana Cristina Lima Normande

Para mais informações acesse Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.