Vigentes

Desde 2015, as linhas de pesquisa do PPGNUT são divididas em duas:

1- Nutrição em Saúde Pública - NSP

(Antiga Epidemiologia dos Agravos Nutricionais)

Descrição: Esta Linha de Pesquisa objetiva investigar indicadores clínicos, dietéticos, antropométricos, bioquímicos, socioeconômicos e epidemiológicos de grupos populacionais nos diversos ciclos da vida, incluindo a implementação e avaliação de estratégias de prevenção, intervenção e controle de agravos nutricionais e doenças associadas às carências, aos excessos e aos erros alimentares, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias e políticas de nutrição e saúde pública.

Os docentes inseridos nesta Linha de Pesquisa e suas respectivas linhas de investigação estão descritos a seguir:

1. Ana Paula Grotti Clemente: Desnutrição crônica e suas consequências a longo prazo/ Obesidade e suas comorbidades.

2. Giovana Longo-Silva: Epidemiologia nutricional das doenças associadas às carências, excessos e erros alimentares, com ênfase em Pediatria/ Ações e saúde em creches e pré-escolas.

3. Haroldo da Silva Ferreira: Epidemiologia nutricional, com ênfase em Nutrição Materno-Infantil e Avaliação Nutricional.

4. Jonas Augusto Cardoso da Silveira: Epidemiologia Nutricional / Análise Nutricional de População

5. Monica Lopes Assunção: Saúde materno infantil

6. Risia Cristina Egito de Menezes: Epidemiologia Nutricional dos agravos em saúde/ Políticas de saúde e as estratégias de enfrentamento dos agravos, relacionados à alimentação e nutrição.

7. Sandra Mary Lima Vasconcelos: Epidemiologia nutricional das doenças e fatores de risco cardiovasculares.

8. Telma Maria Toledo de Menezes Florêncio: Desnutrição crônica e suas consequências a longo prazo/ Obesidade e suas comorbidades.

2- Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição - BECN

(Junção das antigas Análise de Alimentos e Segurança Alimentar + Nutrição e Desenvolvimento Fisiológico)

Descrição: Esta Linha de Pesquisa objetiva investigar os efeitos metabólicos, fisiológicos, bioquímicos e moleculares associados as intervenções nutricionais em seres humanos e modelo animal em condições patológicas e não patológicas. Essa linha apresenta três sub-áreas principais: 1) estudos envolvendo a aplicação de diferentes dietas alimentares em quadros de doenças induzidas experimentalmente ou naturais, especialmente no que diz respeito às doenças crônicas; 2) estudos sobre ciência e tecnologia dos alimentos visando o desenvolvimento e avaliação de macronutrientes e micronutrientes funcionais e nutracêuticos; 3) estudos de diferentes estratégias nutricionais visando o desenvolvimento orgânico em condições de estresse físico. 

Os docentes inseridos nesta Linha de Pesquisa e suas respectivas linhas de investigação estão descritos a seguir:

1. Alane Cabral Menezes de Oliveira: Saúde e nutrição do grupo materno infantil com ênfase no risco gestacional

2. Fabiana Andréa Moura: Doenças inflamatórias intestinais e doenças hepáticas e suas correlações com estresse oxidativo, inflamação e microbiota

3. Glaucevane da Silva Guedes: Pesquisas clínicas relacionadas a alterações metabólicas associadas ao jejum.

4. Gustavo Gomes de Araújo: Adaptações fisiológicas relacionadas às intervenções nutricionais e exercício físico aplicados em modelos humanos e animais.

5. Irinaldo Diniz Basílio Júnior (colaborador): Tecnologia de secagem de produtos alimentícios.

6. Juliana Célia Farias Santos: Pesquisas clínicas relacionadas as doenças crônicas não transmissíveis com ênfase na intervenção nutricional

7. Nassib Bezerra Bueno: Efeitos cardiovasculares da baixa estatura na vida adulta/

Intervenções dietéticas para o tratamento da obesidade

8. Terezinha da Rocha Ataíde: Repercussões metabólicas de intervenções nutricionais em quadros carenciais e crônicos em modelos humanos e animais.

9. Thays de Ataíde e Silva: Estratégias de nutrição e suplementação para o desempenho esportivo

10. Ticiano Gomes do Nascimento: Metabolômica Nutricional e dos Alimentos.