Avaliação do desenvolvimento infantil de crianças moradoras de comunidade em vulnerabilidade social

Autora: Lara dos Santos Camilo

Data da defesa: 16/03/2018

Banca examinadora:

Profª Drª Telma Maria der Menezes Toledo Florêncio - orientadora/presidente

Prof. Dr. Cláudio Torres de Miranda - examinador

Profª Drª Revilane Parente de Alencar Britto

Resumo geral:

Objetivo: Avaliar o desenvolvimento infantil de crianças moradoras de comunidade em vulnerabilidade social da cidade de Maceió-AL.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal. Onde foi utilizada uma amostragem não-probabilística por conveniência. A unidade de análise do presente estudo é o binômio mãe-filho. Foram incluídas crianças de 0 a 6 anos, moradoras da comunidade Denisson Menezes e Santa Helena da 7ª região administrativa do município de Maceió – AL, menor índice de desenvolvimento humano do município. Foram excluídas aquelas que apresentassem alguma patologia neurológica prévia.
Resultados: Amostra de 222 binômios mãe-filho com crianças menores de 6 anos. Aproximadamente 54% das crianças eram do gênero masculino, quase 10% das mães nunca estudaram, o nível socioeconômico praticamente 100% das famílias pertenciam as classes D-E, apenas cerca de 2% das mães não realizaram o pré-natal, maior parte das crianças (89,63%) mamaram ou ainda mamam, quase 90% das mães não eram tabagistas e não faziam o consumo de álcool. O desenvolvimento infantil da maioria das crianças, 70% foi inadequado. As análises mostraram que a menor escolaridade, uso de álcool e falta de amamentação estão associados ao desenvolvimento infantil inadequado.
Conclusão: Crianças que vivem na pobreza tem desenvolvimento infantil inadequado principalmente quando a mãe apresenta baixa escolaridade, não amamentam suas crianças e possuem maus hábitos.
Palavras-chave: Pobreza, infância, desenvolvimento.

Trabalho completo disponível em PDF.