Concessão de Bolsas

CRITÉRIOS PARA RECEBER BOLSA PPGNUT – DECIDIDO NA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DE MARÇO 2022

Em reunião do colegiado do PPGNUT e com base na Instrução Normativa nº05 de 26 de fevereiro de 2021 da PROPEP, os critérios para concessão de bolsas no PPGNUT são:

  1. Disponibilidade de cotas de agências de fomento;
  2. Posição na ordem de classificação no processo de seleção; 
  3. Não ter vínculo empregatício;
  4. Não estar recebendo outra bolsa;
  5. Residir na região metropolitana de Maceió; 
  6. Para cada bolsa concedida a um não-cotista deve ser concedida uma bolsa para um cotista, até o fim da lista de cotistas ou de não-cotistas; 
  7. Contemplar calouros preferencialmente;

Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado.  

 
Esclarecimento quanto ao acúmulo de bolsa da CAPES com atividade remunerada
Para acumular bolsa com atividade remunerada é necessário que o estudante já bolsista consiga algum emprego na área de seu estudo. No entanto, cabe ao orientador permitir este acúmulo. Existem algumas exceções: tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores da educação básica da rede pública e profissionais de saúde pública podem ter o vínculo empregatício previamente à bolsa e acumular as funções. No entanto, cabe ressaltar que é necessário que, além de atender a esses requisitos, esses profissionais também atendam aos requisitos de seleção de bolsa da instituição de ensino que oferta o curso de seu interesse, pois cabe a ela definir seus critérios de seleção de bolsas da Capes.