A influência do estado nutricional no desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar

Autora: Thaise Morais Silva

Data da defesa: 25/04/2013

Banca examinadora:

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Cláudio Fernando Rodrigues Soriano - UNCISAL - examinador

Prof. Dr. Cláudio Torres De Miranda - FANUT/UFAL - examinador

Resumo Geral:

O desenvolvimento cognitivo é denominado através de áreas, como a linguagem, motor fino adaptativo, motor grosseiro, linguagem e pessoal social. Estas sofrem evolução ao longo do tempo e dependem de alguns fatores como o genético, biológico e do ambiente em que as pessoas vivem. Na criança esse desenvolvimento inicia desde a vida intrauterina e vai até a vida adulta e se relaciona à construção de habilidades e ao crescimento físico. Este deve ser avaliado para se verificar a evolução dessas áreas, para isso é utilizado Teste de Triagem de Denver II, que avalia o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. Dentre os principais fatores que podem influenciar no desenvolvimento encontra-se a desnutrição, pois os efeitos mais encontrados na criança podem determinar um déficit do crescimento e do desenvolvimento físico. A recuperação nutricional pode atuar na melhora do quadro de nutrição através dos Centros de Recuperação e Educação Nutricional. Muito se tem demonstrado na relação da desnutrição e o desenvolvimento cognitivo, embora essa relação não seja unidirecional, pois sabe-se que a desnutrição tem fortes  raízes na pobreza e o que pode ser observado é que o baixo nível socioeconômico está intimamente ligado à desnutrição. Portanto, ao avaliar o desenvolvimento deve-se enumerar os vários fatores que podem influenciá-lo. Visando contribuir coma discussão do problema, esta dissertação apresenta dois artigos: uma revisão de literatura com os referentes ao conceito de Desenvolvimento cognitivo, como acontece a evolução e as áreas que pertencem a ele e os fatores que podem influenciá-lo; o segundo artigo refere-se a um estudo longitudinal com crianças em idade pré-escolar, as mesmas foram avaliadas quanto ao seu estado nutricional (desnutridas x eutróficas), o desenvolvimento cognitivo e a qual classe econômica ela pertencia. Objetivando ver a relação desses fatores, realizaram testes estatísticos para melhor interpretação. Dois grupos, sendo um de crianças desnutridas em recuperação nutricional e outro com crianças eutróficas, ambos da mesma comunidade e com baixo nível socioeconômico, foram avaliados ao longo de um ano. Outros dois grupos foram avaliados posteriormente. As crianças desnutridas e as eutróficas de baixa renda tiveram alto percentual de atraso no desenvolvimento cognitivo sem diferença significativa. Os dados também mostraram que as crianças eutróficas com elevada condição socioeconômica, tiveram melhor desempenho no desenvolvimento cognitivo quando comparadas as outras de nível econômico mais baixo. Tal resultado mostra que o estado nutricional adequado em conjunto com um nível socioeconômico elevado influenciam positivamente no desenvolvimento cognitivo.

Palavras-chave: desenvolvimento, estado nutricional, classe social.

Trabalho completo indisponível.