Avaliação da associação entre o déficit estatural infantil e características psicossociais: suporte social e saúde mental dos pais - estudo caso controle

Autora: Cristianni Gusmão Cavalcante

Data da defesa: 05/04/2013

Prof. Dr. Claudio Torres de Miranda – FANUT/UFAL - orientador

Profª Drª Risia Cristina Egito de Menezes - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Eduarda Ângela Pessoa Cesse - FIOCRUZ-PE - examinadora

O déficit estatural continua um problema de saúde pública no Brasil, principalmente nos bolsões de  pobreza.  A  desnutrição  infantil  está  associada  à  vários  fatores  sociais,  econômicos, demográficos  e  psicossociais,  dentre  eles  saúde  mental  dos  pais,  suporte  e  rede  social.  Desta forma,  realizou-se um estudo caso controle no Centro de recuperação e educação nutricional  – CREN - Maceió. Os casos foram compostos por 48 duplas mãe criança desnutrida e os controles foram 48 duplas mãe criança eutróficas residentes no mesmo bairro e vivendo sob as mesmas condições  socioeconômicas.  Foram  avaliados  a  saúde  mental  materna  através  do  SRQ-20,  A saúde  mental  paterna  através  do  QMPA,  suporte  e  rede  social  relacionadas  à  mãe  através   do MOS-SSS  e  variáveis  sociodemográficas  e  psicossociais  selecionadas  através  de  um questionário  específico.   Os  resultados  mostraram  associação  significativa  com  os  seguintes fatores  socio-demográficos:  escolaridade  da  mãe  (OR:  3,54;  IC  95%:  1,49-8,42),  número  de residentes em domicílio (OR:  4,57; IC 95%: 2,05-12,69), número de filhos (OR:  6,1; IC 95%: 2,28-,28,75), situação laboral do marido ou companheiro (OR:  2,21; IC 95%: 1,71-2,86). Com relação  à  saúde  mental  dos  pais  a  saúde  mental  paterna  (OR:  3,71;  IC  95%:  1,46-9,41) apresentou  medida  de  risco  significativa.  Já  os  resultados  para  suporte  e  rede  social apresentaram  tendência  significativa  para  suporte  social  (OR:  8,02;  IC  95%:  0,94-67,98)  Na análise multivariada mantiveram-se significativos a  escolaridade materna (OR= 2,86; IC: 95%= 1,01  –  8,10),  residentes  em  domicílio  (OR=0,28;  IC  95%  0,1-1,79)  e  saúde  mental  paterna (OR= 3,33; IC: 95% = 1,20  –  9,35).  Estes resultados mostram  a  associação entre desnutrição infantil e a saúde mental dos pai, além da necessidade de estudos prospectivos para obtenção de uma maoir comprovação dessa associação.

Palavras-chave: Desnutrição infantil, transtornos mentais, rede social, suporte social.

Trabalho completo em pdf.