Alimentos ultraprocessados na dieta de crianças: introdução e fatores associados

Autora: Alyne da Costa Araújo

Data da defesa: 12/11/2015

Profª Drª Maysa Helena de Aguiar Toloni – UFLA - co-orientadora

Profª Drª Risia Cristina Egito de Menezes - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Maria Alice Araujo Oliveira - FANUT/UFAL - examinadora

A nutrição adequada na infância, especialmente nos primeiros mil dias de vida, constitui-se em medida importante para promoção da saúde, crescimento e desenvolvimento ideal da criança. Associado a isso, esse período é reconhecido pela importância na formação dos hábitos alimentares da criança. Todavia, as práticas alimentares na infância não têm ocorrido conforme o preconizado e cada vez mais precocemente há a introdução de alimentos ultraprocessados na dieta infantil. O presente estudo objetivou investigar a idade de introdução e os fatores envolvidos na introdução de alimentos processados e ultraprocessados na dieta de crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil de uma capital brasileira. Foram estudadas as variáveis escolaridade e idade maternas, tipo e tempo de aleitamento materno, renda familiar e dados sobre a idade, em meses, da introdução de alimentos processados e ultraprocessados. No estudo das associações, utilizou-se o teste Qui-quadrado. Mais da metade das crianças estudadas já havia consumido açúcar (89,4%), espessantes (75,1%), queijos petit suisse (78,7%), biscoito recheado (61,9%), salgadinhos em pacote (56,9%), bala/pirulito/chocolate (58,3%) e macarrão instantâneo (53,2%) no primeiro ano de vida. A baixa escolaridade materna duplica as chances de introdução precoce de macarrão instantâneo (OR= 1,95) e bala/pirulito/chocolate (OR=1,72) e ainda amamentação exclusiva inferior a seis meses dobrou a chance de introdução precoce de refrigerantes (OR= 1,84), embutidos (OR= 1,79) e bala/pirulito/chocolate (OR= 2,10). A idade materna assim como a renda familiar não apresentaram associação estatística com a introdução precoce dos alimentos estudados. Sendo assim, ressalta-se que a introdução dos alimentos rocessados e ultraprocessados ocorreram precocemente na dieta das crianças e fatores como baixa escolaridade materna e menor tempo de aleitamento exclusivo influenciam nesse processo.

Palavras-chave: Alimentos Industrializados; Nutrição do Lactente; Alimentação Complementar.

Trabalho completo em pdf.