Influência da alimentação prévia sobre a resposta à suplementação de carboidrato e/ou à manipulação dietética em provas de ciclismo: uma revisão sistemática

Autora: Palloma Krishna Araujo Alves

Data da defesa: 31/03/2020

• Profª Drª Thays de Ataíde e Silva - presidente
  • Prof. Dr. Gustavo Gomes de Araujo - examinador
  • Prof. Dr. joão Araújo Barros Neto - examinador

Resumo geral:

Os benefícios da utilização dos carboidratos (CHO) antes e durante o exercício físico, seja na forma de manipulação dietética e/ou suplementação de CHO, vêm sendo avaliados e confirmados desde 1920. A ingestão de CHO antes do exercício aumenta os estoques de glicogênio endógeno, ajuda a manter a glicemia e pode promover a melhora no desempenho. De forma geral, os CHO podem ser utilizados dias, horas, minutos antes, durante, ou de forma combinada (antes e durante)o exercício. Porém, apesar desses benefícios estarem bem documentados, resultados controversos em torno da utilização dos CHO como recurso ergogênicos foram encontrados. Considerando que a alimentação prévia ao exercício pode modular as
concentrações de glicogênio endógeno e pode está envolvida nas taxas de oxidação dos substratos energéticos durante a prova e consequentemente influenciar nos resultados do desempenho físico, entender a eficácia da suplementação de CHO e/ou manipulação dietética segundo os hábitos alimentares prévios dos indivíduos preencheria uma lacuna existente no campo da nutrição esportiva. Ainda, poderia auxiliar nutricionistas no planejamento dietético de desportistas, evitando o uso indiscriminado de suplementos, que pode comprometer o equilíbrio dietético e, consequentemente, a saúde e o desempenho físico. Visando contribuir com a discussão do problema, esta dissertação apresenta dois capítulos: sendo o primeiro, uma revisão narrativa da literatura que discute as características do metabolismo dos CHO e das gorduras durante o exercício físico e descreve a relação entre a suplementação de CHO e manipulação dietética com o exercício físico. O segundo capítulo é uma revisão sistemática que investigou na literatura científica se os estudos que avaliaram o  desempenho físico em provas de ciclismo, utilizando a suplementação com CHO e/ou a manipulação dietética, consideraram a alimentação prévia dos sujeitos na análise dos resultados. Dos 49 estudos selecionados e avaliados na presente investigação, apenas três consideraram a alimentação prévia, destas, duas tratava-se da própria alimentação manipulada pelos pesquisadores. Além disso, os resultados do desempenho físico utilizando tais intervenções (suplementação de CHO e/ou manipulação dietética) foram controversos. O que reforça a possibilidade da influência de outros fatores tais como o consumo alimentar habitual dos indivíduos, o momento de real necessidade de suplementação, a quantidade e tipo de CHO, a presença de desconforto gastrointestinal e, ainda, fatores relacionados à escolha dos protocolos de exercício (intensidade, duração), o nível de treinamento dos indivíduos, sobre o desempenho físico. Sendo o consumo alimentar prévio ao exercício um aspecto relevante a ser considerando na análise dos resultados, uma vez que pode está diretamente relacionado aos níveis de disponibilidade dos substratos energéticos e estratégia de utilização dos mesmos pelo organismo.

Palavras-chave: Consumo alimentar, recurso ergogênico, desempenho físico.

Trabalho completo indisponível.