Síndrome metabólica e fatores associados na população brasileira

Autora: Elyssia Karine Nunes Mendonça Ramires

Data da defesa: 26/03/2018

Prof. Dr. Jonas Augusto Cardoso da Silveira - coorientador/presidente

Profª Drª Giovana Longo Silva - examinadora

Profª Drª Sabrina Joany Felizardo Neves - examinadora

Resumo geral:

A síndrome metabólica é descrita como um agrupamento de fatores, incluindo dislipidemia, intolerância a glicose, hipertensão e obesidade abdominal. Em todo o mundo, a síndrome metabólica possui marcante impacto na prevalência das doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2. O mecanismo exato das vias complexas da síndrome metabólica ainda não está totalmente esclarecido. Neste contexto, e considerando a complexidade e multicausalidade deste agravo que acomete diferentes estratos da população, torna-se importante investigar os fatores associados ao seu desenvolvimento na população adulta brasileira, uma vez que o reconhecimento da magnitude do problema é imprescindível para o desenvolvimento de ações voltadas para o controle da doença. Diante disso, foram elaborados um capítulo de revisão da literatura e um artigo original. O capítulo de revisão aborda a evolução e definição do conceito da síndrome metabólica, as prevalências, os principais fatores associados, além das ações e estratégias implantadas pelas organizações internacionais e brasileiras, com recomendações de ação aos governos, agências internacionais e parceiros interessados no setor de políticas públicas e privados, para enfrentamento da doença em questão. O artigo original objetivou estimar a prevalência de síndrome metabólica e seus fatores associados na população adulta brasileira. Trata-se um estudo transversal, envolvendo adultos brasileiros com 18 anos ou mais, em que foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada no ano de 2013. Para comparação entre as prevalências de SM, para cada comorbidade e para a carga de doenças foi baseada em seus respectivos intervalos de confiança de 99% (IC99%). As razões de prevalência (RP), com seus respectivos IC99%, foram calculadas por meio de modelos de regressão simples e múltiplos de Poisson. Foi identificado elevada prevalência de síndrome metabólica na população adulta e idosa no Brasil, sendo que esta esteve associada com variáveis sociodemográficas (idade, escolaridade, situação conjugal e região de moradia), comportamentais (autopercepção de saúde) e de comorbidades (AVC, DVC, excesso de peso, depressão e IRC) de forma diferente entre os sexos.Palavras-chaveSíndrome X Metabólica. Adulto. Doenças cardiovasculares. Inquéritos Epidemiológicos.

Trabalho completo em PDF.