Incidência de excesso de peso e fatores associados, durante o primeiro ano de vida das crianças participantes da coorte “SAND”

Autora: Jayanne Mayara Magalhaes de Melo

Data: 22/07/2020

Banca examinadora:

  • Prof. Dr. Jonas Augusto Cardoso da Silveira - orientador/presidente
  • Profª Drª Giovana Longo Silva - examinadora interna
  • Profª Drª Laís Amaral Mais - examinadora externa

Resumo geral:

Com base na elevada prevalência de excesso de peso (EP) infantil presenciada nos últimos dos anos, especialmente entre crianças menores de 5 anos, a presente dissertação de mestrado discute este cenário como problema de saúde pública mundial no decorrer de seu capítulo de revisão da literatura, trazendo uma perspectiva regional a partir de um artigo científico original. O capítulo de revisão da literatura aborda a transição alimentar e nutricional e a epidemiologia do EP infantil mundial, apontando para o contexto brasileiro e, particularmente, em populações socioeconomicamente desfavorecidas. Incorpora-se, também, os principais fatores, elencados pela literatura, que favorecem seu desenvolvimento e estão presentes nos primeiros mil dias e, finaliza, abordando as principais políticas públicas direcionadas para o enfrentamento da obesidade infantil. No artigo científico, analisou-se à incidência e os fatores de risco para o EP durante o primeiro ano de vida de uma população de baixa renda, sendo este o primeiro artigo na literatura nacional a investigar o EP dentro deste escopo e um dos poucos na literatura internacional. Os resultados encontrados apontam que a prática insuficiente do aleitamento materno exclusivo (AME) e o ambiente alimentar domiciliar que a criança está inserida, atuaram como determinantes da taxa de incidência de EP. Como considerações finais, as ações para o enfrentamento da obesidade infantil devem promover, apoiar e proteger o AME, assim como a importância da manutenção de um ambiente alimentar domiciliar saudável, que possa proporcionar condições adequadas de crescimento, desenvolvimento e nutrição infantil, desde a concepção.

Palavras-chave: Obesidade infantil. Nutrição da criança. Alimentos industrializados. Nutrição materna. Análise de sobrevida. Comportamento alimentar.

Trabalho completo em PDF.