Avaliação do ambiente alimentar de varejo no município de Rio Largo – AL

• Profª Drª Larissa Loures Mendes - examinadora

Data da defesa: 01/06/2022

Resumo geral:

Os alimentos ultraprocessados (AUP) são formulações industriais prontas para o consumo, produzidas a partir de substâncias sintetizadas em laboratório derivadas de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. São produtos com baixa qualidade nutricional e apresentam quantidades elevadas de sal, gorduras e açúcares, além de aditivos alimentares. Um dos principais fatores discutidos na literatura atual como um potencial contribuinte para o aumento do consumo de AUP é o fator ambiental. O ambiente alimentar é um conceito que abrange o espaço físico (tipo, local, inserção institucional e acessibilidade ao ponto de venda de alimentos), o acesso (preço, disponibilidade e posição nas gôndolas) e as características dos alimentos comercializados (qualidade nutricional,
palatabilidade e rotulagem). Tais aspectos influenciam positiva ou negativamente a formação e a manutenção dos hábitos e escolhas alimentares e, consequentemente, das condições de saúde da população inserida neste ambiente. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar o ambiente alimentar de varejo no município de Rio Largo – AL. Trata-se de um estudo transversal, parte do projeto “Saúde, Alimentação, Nutrição e Desenvolvimento Infantil – SAND: um estudo de coorte”, que teve por objetivo estabelecer uma coorte que acompanhou crianças do município de Rio Largo/AL. A coleta de dados foi realizada entre 2017 e 2018. Os comércios de alimentos foram identificados por auditoria nas ruas, utilizando-se o instrumento Nutrition Environment Measurement Survey for Stores (NEMS-S) em sua versão adaptada e validada para a população brasileira. Análises descritivas foram realizadas para avaliar a disponibilidade absoluta e relativa dos 21 AUP presentes em nossa lista segundo os tipos de comércio. Tais análises estatísticas foram realizadas no software Stata 13.0. Também foram elaborados mapas temáticos com o objetivo de identificar a distribuição e a densidade dos estabelecimentos comerciais em Rio Largo, além dos clusters onde ocorrem as aglomerações. Foram realizadas análises espaciais por meio do software QGIS versão 3.20.3. Foram avaliados 574 estabelecimentos comerciais no município de Rio Largo. Cerca de 32% dos estabelecimentos eram do tipo mercearias/empórios (20,4%), seguidos dos comércios varejistas e atacadista de doces (20,4%) e barraca de feira livre/frutas (13,6%). A maioria dos pontos de vendas tinha ambientes fechados (85,5%), era ponto fixo (95,85%) e frequentada por indivíduos adultos (68,5%). Em relação à classificação dos estabelecimentos comerciais, foi possível observar uma baixa frequência de comércios saudáveis e uma elevada frequência de comércios classificados como não saudáveis.

Palavras-chave: Ambiente alimentar; comércio de alimentos; disponibilidade de alimentos; alimentos ultraprocessados; geoprocessamento.

Dissertação completa em PDF.