Autora: Mayranne Victorya Rocha Santos

• Prof. Dr. João Araújo Barros Neto - examinador
  • Profª Drª Angela Cristine Bersch Ferreira - examinadora

Resumo geral:

Nos últimos vinte anos ocorreu no Brasil e em outros países da América Latina, uma transição nutricional caracterizada pela diminuição progressiva dos casos de desnutrição e o simultâneo aumento da prevalência da obesidade. Esta transição é resultado das mudanças no estilo de vida como a redução do gasto calórico associado à incorporação de hábitos alimentares inadequados, destacando-se de forma relevante o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados que, por sua vez, possuem ingredientes que podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas a hipertensão arterial sistêmica que, quando não controlada pode associar-se negativamente com o surgimento de outras comorbidades. O presente estudo teve como objetivo avaliar a dieta habitual de indivíduos hipertensos do estado de Alagoas segundo a classificação NOVA de alimentos e alimentação cardioprotetora brasileira e comparar estas avaliações entre dados sociodemográficos, econômicos, antropométricos e clínicos da população estudada. Diante do exposto, esta dissertação apresenta duas partes: a primeira é um capítulo de revisão da literatura que aborda o consumo alimentar e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Através desta revisão foi possível observar que os alimentos ultraprocessados estão presentes nos hábitos alimentares da população, por inúmeros motivos, pelos quais são destacados a praticidade e o custo. A segunda parte é composta por um artigo de resultado intitulado “Avaliação da dieta habitual de hipertensos do estado de Alagoas segundo a classificação nova de alimentos e alimentação cardioprotetora brasileira”. Trata-se de um estudo realizado a partir do banco de dados de pesquisa PPSUS de uma amostra representativa de hipertensos do estado de Alagoas, constituído de 622 indivíduos de onde foram recolhidos dados sociodemográficos, econômicos, antropométricos, clínicos e de consumo alimentar, estes coletados através de um questionário de frequência alimentar validado para hipertensos de Alagoas. Como conclusão deste artigo, foi possível verificar que o consumo de alimentos saudáveis está abaixo das recomendações e que se acompanha do consumo elevado de produtos alimentícios ultraprocessados. Assim, a dieta habitual dos hipertensos do estado de Alagoas, revela um padrão alimentar distante de uma alimentação cardioprotetora, e das orientações do Guia Alimentar para a população Brasileira que adota a classificação NOVA dos alimentos.

Palavras-chave: Alimentos Industrializados; Consumo de Alimentos; Hipertensão.

Trabalho completo em PDF.