Impacto de novas comorbidades na qualidade de vida de obesos submetidos à cirurgia bariátrica

Autora: Vanessa Souza Lima Verçosa

Data da defesa: 06/05/2016

Profª Drª Maria Alayde Mendonça da Silva – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Ivan Romero Rivera - FAMED/UFAL - examinador

Profª Drª Regina Coeli Marques de Carvalho- ICM/UECE - examinadora

A obesidade é atualmente um problema de saúde pública em função da sua elevada prevalência na população. Trata-se de uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que comprometeinúmeros sistemas orgânicos, determinando elevada morbi-mortalidade em seus portadores. Atualmente o tratamento clínico-comportamental tem apresentado baixa eficiência na redução permanente do peso, enquanto a cirurgia bariátrica tem se mostrado a opção mais efetiva para o tratamentoda obesidade grave e de suas comorbidades. Há indicação para tratamento cirúrgico da obesidade quando os indivíduos com 16 anos ou mais apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 Kg/m² ou IMC maior ou igual a 35 Kg/m² associado a comorbidades graves como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, apneia do sono e doenças degenerativas osteoarticulares, dentre outras. A cirurgia bariátrica ou gastroplastia leva a uma perda significativa de peso, o que determina melhora ou resolução das co-morbidades, entretanto, outros aspectos devem ser considerados, como o aparecimento de complicações pós-cirúrgicas, determinando a necessidade de novos tratamentos clínicosou cirúrgicos, o que pode comprometer a qualidade de vida. Visando contribuir com a discussão do problema, esta dissertação apresenta um capítulo de revisão sobre obesidade em seus diferentes aspectos e um artigo original referente a um estudo longitudinal, prospectivo e analítico de pacientes adultos obesos, atendidos em um serviço de referência, e que estavam no pós-operatório tardio da gastroplastia. No artigo original, foram avaliados dados demográficos, epidemiológicos e antropométricos (período pré e pós-operatório), e a qualidade de vida através da aplicação do questionário Impact ofWeight on Quality of Life-Lite (IWQOL-Lite); além disso, foi investigada a ocorrência e realizada a classificação de complicações no pós-operatório tardio, utilizando a tabela de classificação do Protocolo BAROS. Observou-se redução significante nas medidas antropométricas (Peso, IMC, Circunferência Cintura), na frequência de co-morbidades e melhora na percepção da qualidade de vida após a gastroplastia. Entretanto, foi identificada uma frequência considerável de complicações clínicas e cirúrgicas, com impacto negativo na qualidade de vida no domínio da função física, sugerindo que o seguimento permanente desses indivíduos é mandatório, para o diagnóstico e tratamento precoces, de complicações da gastroplastia que podem gerar novas morbidades.

Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Comorbidade, Complicações, Obesidade, Qualidade de vida.

Trabalho completo em pdf.