Efeito da depleção seletiva de glicogênio muscular das fibras do tipo I e II sobre a estratégia de prova em ciclismo de média duração

Autor: Carlos Rafaell Correia de Oliveira

Data da defesa: 12/03/2012

Banca examinadora:

Prof. Dr. Adriano Eduardo Lima da Silva – FANUT/UFAL - orientador

Prof. Dr. Rômulo Cássio de Moraes Bertuzzi - USP - examinador

Prof. Dr. Gustavo Gomes de Araujo - CEDU/UFAL - examinador

Resumo Geral:

Tem sido demonstrado que a disponibilidade de CHO aumenta o desempenho. Adicionalmente, tais melhoras podem ser proporcionadas por uma suplementação de CHO dias antes, minutos antes ou durante o exercício. Por outro lado, a depleção dos estoques de CHO, mais precisamente o glicogênio muscular (GM), pode prejudicar o desempenho. Esse declínio no desempenho pode ocorrer em exercícios de intensidade constante e variada, como nos testes contra-relógio (TCR). A forma como o atleta programa a execução de um TCR é denominada de estratégia de prova. A estratégia de prova pode ser influenciada pelas concentrações iniciais de GM. Dessa forma, a presente dissertação foi composta por dois artigos: 1) um artigo de revisão sobre os efeitos das diferentes formas da manipulação dietética de CHO sobre o desempenho em TCR de ciclismo e; 2) um artigo de resultados sobre os efeitos da depleção seletiva de GM das fibras do tipo I e II sobre a estratégia de prova em ciclismo de média duração. A partir das observações feitas no artigo de revisão e dos achados encontrados no artigo de resultados, pode-se sugerir que pesquisas adicionais são necessárias, visto que muitos resultados são controversos e inconclusivos. Isso auxiliaria treinadores e pesquisadores a estabelecerem a utilidade da manipulação de CHO ou realizar uma adaptação da estratégia de prova de acordo com o “status” de CHO do atleta. Porém, a elaboração de programas de treinamento assim como de pesquisas devem observar com cautela alguns aspectos metodológicos.

Palavras-chave: carboidrato, teste contra-relógio, estratégia de prova, glicogênio muscular, desempenho.

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