Avaliação da atividade cardioprotetora do extrato etanólico dos frutos de solanum melongena em ratos infartados induzidos por isoproterenol

Autora: Samilly Mara Teixeira Barbosa

Data da defesa: 01/04/2013

Profª Drª Êurica Adélia Nogueira Ribeiro – FANUT/UFAL - orientadora

Prof. Dr. Robinson Sabino da Silva - ICBS/UFAL - examinador

Prof. Dr. Euclides Maurício Trindade Filho - UNCISAL - examinador

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no mundo. O infarto do miocárdio (IM) é a principal causa da morte por DCV. O uso de terapias alternativas, ervas e suplementos ocorre em uma taxa muito elevada entre os pacientes com doenças cardiovasculares. A Solanum melongena L., pertence á família Solanaceae. Possui atividades farmacológicas na literatura, como: atividade hipolipidêmica, hepatoprotetora, antiaterosclerótica, analgésica, antipirética e antioxidante. Podemos supor que a atividade antioxidante esteja possivelmente associada a uma atividade citoprotetora. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a atividade citoprotetora do extrato etanólico dos frutos da Solanum melongena, em ratos induzidos ao infarto por isoproterenol. Foram utilizados ratos (Rattus norvegicus variedade albinus), machos, adultos, sadios, da linhagem Wistar, pesando entre 250 e 350g, procedentes do Biotério Central da Universidade Federal de Alagoas. O infarto do miocárdio foi induzido nos animais através da administração de isoproterenol por via subcutânia, previamente dissolvido em salina, em uma dose de 85mg/kg, durante dois dias consecutivos. Os animais foram divididos em três grupos: Salina, Infartado e EESM, sendo este último tratado previamenteá indução do infarto durante 26 dias com extrato etanólico do fruto de Solunum melogena por via oral, na dose de 300mg/kg. Foram então realizadas análises morfométricas, bioquímicas e determinação de áreas necróticas no músculo cardíaco em todos os grupos. Os resultados obtidos neste estudo foram expressos com média ± erro padrão da média (e.p.m). A análise estatística de escolha foi Anova one-way seguido de test dunnet’s. Foi utilizado o programa estatístico Graph-Pad Prism© 5.0. Nos ratos tratados com o extrato, houve uma redução significativa do peso dos corações úmidos quando comparado ao grupo infartado. Foi possível também observar neste grupo redução significativa do crescimento ventricular esquerdo quando comparado com o grupo infartado (IS0). Não houve formação de áreas necróticas no grupo EESM quando comparadas com o grupo infartado sem tratamento. Houve redução significativa na atividade enzimática de CK-NAC no grupo infartado e tratado com o EESM. No grupo EESM houve redução significativa dos níveis de CK-MB quando comparados ao grupo infartado. Em relação ao nível de atividade enzimática para LDH, não houve diferenças significativas entre os grupos analisados. Nos animais infartados e tratados com EESM houve uma diminuição significativa da atividade da enzima da AST quando comparado com o grupo infartado. Os resultados apontam que o extrato em estudo foi capaz de exercer atividade cardioprotetora em ratos com infarto induzido por isoproterenol, através da inibição do remodelamento cardíaco após o infarto, diminuição da área necrótica do miocárdio e redução das atividades enzimáticas de marcadores bioquímicos clássicos do infarto agudo do miocárdio.

Palavras-chave: “Solanum melongena”, “citoproteção” e “remodelamento cardíaco”.

Trabalho completo indisponível.