Síndrome metabólica em portadores da doença de chagas atendidos no Sistema Único de Saúde da cidade de Maceió

Autora: Ana Carolina do Nascimento Calles

Data da defesa: 27/06/2013

Profª Drª Maria Alayde Mendonça da Silva – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos - FANUT/UFAL - examinadora

Prof. Dr. Ivan Romero Rivera - UNCISAL - examinador

A mudança nos hábitos de vida ocorrida nas últimas décadas vem acarretando um aumento marcante na prevalência das doenças cardiovasculares (DCV) em todo o mundo. Atualmente, a DCV é vista como u problema de saúde pública e a Síndrome Metabólica (SM), e tem sido identificada como um de seus fatores de risco de maior impacto, espacialmente em função da elevação persistente da prevalência da SM, especialmente em função do aumento da expectativa de vida e da ação inúmeros fatores genéticos e ambientais. Uma prevalência anormalmente elevada da SM ou de seus componentes metabólicos individuais tem sido observada em pacientes portadores de condições heterogêneas, tais como em transplantados de órgãos, portadores de vírus da imunodeficiência humana (HIV), portadores de Doença de Chagas e sobreviventes ao tratamento do câncer, entre outros.

Visando contribuir para a discussão desta questão, o presente trabalho apresenta dois artigos relacionados ao tema. O primeiro artigo trata de uma revisão narrativa do estado da arte sobre a presença da SM em grupos especiais. O segundo artigo é fruto de um estudo descritivo, transversal e analítico, que avaliou a frequência da SM e de seus componentes em pacientes portadores de Doença de Chagas, encaminhados para avaliação cardiológica. Foram avaliados 166 indivíduos, dos quais 31,3% apresentaram SM. Em relação aos fatores de risco cardiovascular, contribuintes para o diagnóstico de SM, baixos níveis de colesterol associado à lipoproteína de alta densidade (HDL-colesterol) juntamente com medidas anormais da circunferência da cintura abdominal foram os componentes que apresentaram maior frequência na população estudada, presentes, respectivamente, em 62,7% e 42,2% dos indivíduos. Na população estudada, os homens possuíam apenas 14% das chances das mulheres de ter SM.

Esses resultados demonstram prevalência elevada da SM e dos seus componentes individuais em portadores da cardiopatia da Doença de Chagas, que se comparam nesse aspecto à população geral, com chances elevadas de evoluir com os efeitos nocivos da aterosclerose.

Palavras-chave: Síndrome Metabólica. Doença de Chagas. Doença cardiovascular. Obesidade.

Trabalho completo em pdf.