Fatores associados à hipovitaminose a em crianças menores de cinco anos da região semi-árida de Alagoas

Autora: Renata Maria de Magalhães Moura

Data da defesa: 02/09/2011

Prof. Dr. Haroldo Da Silva Ferreira – FANUT/UFAL - orientador

Profª Drª Rísia Cristina Egito de Menezes - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Juliana Souza Oliveira - UFPE - examinadora

A deficiência de vitamina A (DVA) é uma carência nutricional de elevada magnitude, que pode ser causada pela ingestão insuficiente de alimentos fontes de vitamina A ou por problemas em sua absorção, transporte ou utilização. Trata-se de um agravo de grande importância devido aos prejuízos causados à saúde, sobretudo, por comprometer o sistema imunológico, aumentando a susceptibilidade a infecções e, nas formas mais graves, pelos danos causados à visão. As crianças menores de cinco anos constituem um dos grupos biológicos de maior vulnerabilidade à DVA, sendo de fundamental importância reconhecer os fatores de risco associados à sua ocorrência e, assim, melhor estabelecer medidas de prevenção e controle. Essa dissertação é composta por um capítulo de revisão da literatura sobre a deficiência de vitamina A e por um artigo original elaborado com o objetivo de investigar os fatores associados a esse agravo em crianças de 0 a 59 meses da região semiárida de Alagoas. Por meio de cromatografia líquida de alta resolução, aferiu-se o retinol sérico de 551 crianças (amostra probabilística) residentes na referida região. Foram aplicados questionários às mães das crianças constando informações sobre variáveis socioeconômicas, demográficas, ambientais, sobre a saúde da mãe e da criança e sobre o padrão de aleitamento materno. As medidas antropométricas da criança foram aferidas e analisadas segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde de 2006. A prevalência de DVA (retinol sérico < 20µg/dL) foi de 45,4% e os fatores que se associaram de forma independente (regressão logística múltipla) foram o baixo peso ao nascer (p=0,01), a menor idade materna (p=0,01) e o menor tempo de aleitamento materno (p=0,04). As variáveis calendário de vacinação desatualizado (p=0,07), baixa escolaridade materna (p=0,06) e ausência de esgotamento sanitário no domicílio (p=0,06) apresentaram associação marginal (0,05 ≥ p < 0,1). Portanto, a DVA constitui-se em um grave problema de saúde pública na região semiárida de Alagoas. Os fatores associados devem ser considerados quando do planejamento e implantação de medidas de prevenção e controle.

Palavras-chave: deficiência de vitamina A, retinol, crianças, estado nutricional, região semiárida.

Trabalho completo em pdf.