Estado nutricional após gastrectomia e pancreatectomia por meio de parâmetros objetivos e ângulo de fase em oncologia

Autora: Wilma de Jesus Ferreira

Data da defesa: 31/07/2014

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Glaucevane da Silva Guedes - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Karlla Almeida Vieira - CREN/AL - examinadora

Pacientes submetidos a cirurgias de estômago e de pâncreas, por câncer, tem elevado risco de desnutrição que requer criteriosa avaliação do estado nutricional para acompanhamento da evolução dos mesmos. Avaliação nutricional é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de toda atenção e/ou intervenção nutricional e deve reunir diferentes métodos, incluindo as tendências atuais, as quais poderão revelar de forma mais adequada o estado nutricional do indivíduo. Além dos reconhecidos métodos clássicos (antropométricos e bioquímicos), tem sido muito utilizado o ângulo de fase, uma vez que determina o prognóstico dos pacientes responsivo ao seu estado nutricional. Com base nisso, foram adotados os métodos descritos neste estudo. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas, no período de 2012 a 2013, com o objetivo de avaliar pacientes adultos e idosos submetidos às citadas cirurgias. Os resultados indicaram déficit nutricional do tipo marasmático, com depleção importante de gordura subcutânea, anemia e ângulo de fase em frequência com valores médios de ≤ 6,19° para os adultos e ≤ 6,52° para os idosos. Concluiu-se que os pacientes encontravam-se desnutridos ou em processo de desnutrição. As correlações entre os parâmetros antropométricos e bioquímicos com o ângulo de fase permitiu inferir que este pode ser utilizado como preditor do estado nutricional de indivíduos no pós-cirúrgico e em acompanhamento ambulatorial de sua evolução nutricional, com a vantagem de ser um método prático, não invasivo e de custo relativamente baixo, podendo ser utilizado em serviços de saúde pública.

Palavras-chave: Neoplasia, gastrectomia, pancreatectomia, estado nutricional.

Trabalho completo em pdf.