Eficácia do sururu (Myrtella falcata) na recuperação de crianças desnutridas, moradoras de favelas - Maceió-AL

Autora: Larissa Tenório Andrade Correia

Data da defesa: 13/03/2012

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos - FANUT/UFAL - examinadora

Prof. Dr. Cláudio Fernando Rodrigues Soriano - UNCISAL - examinador

A desnutrição na infância, consistindo no déficit estatural ainda é um problema de saúde pública principalmente quando associado à anemia representam conjuntamente os problemas nutricionais mais prevalentes em muitas partesdo mundo. Uma alternativa para recuperar esses agravos nutricionais seria uma alimentação equilibrada com alimentos regionais de baixo custo e de elevada densidade nutricional. Em Alagoas, o sururu e o leite de coco constituem uma preparação amplamente conhecida e apreciada estando ligada a própria cultura do estado. Com base no exposto é que se propôs avaliar a eficácia do sururu (Mytella falcata) e da preparação sururu com leite de coco na recuperação de crianças desnutridas, moradoras de favelas – Maceió-AL. Para tanto, foram avaliadas 64 crianças desnutridas crônicas escore Z < -2 para índice altura para idade (A-I) com idade variando entre 12 e 71 meses atendidas no Centro Recuperação e Educação Nutricional – CREN-AL. Elas foram pareadas por idade e grau de desnutrição formando  3  grupos de estudo. Todos os participantes receberam dieta balanceada para a recuperação nutricional diferindo apenas na oferta proteica. Foi ofertada ao grupo 1 (carne) preparação de carne, ao grupo 2 (sururu - SS) preparação de sururu e ao grupo 3 (sururu com leite de coco - SCLC)  uma preparação de sururu com leite de coco. No almoço ou jantar era ofertado para os referidos grupos o alimento em estudo na porção de 30g de carne para o grupo 1 (carne) e 60g de sururu para o grupo 2 (SS) e 60g de sururu com leite de coco para o grupo 3 (SCLC).A diferença na oferta dos alimentos se deu em virtude da quantidade de proteína da carne, isto é 30g de carne tem proteína similar a 60g de sururu.Os resultados indicaram diminuição da prevalência de desnutrição em todos os grupos estudados. A avaliação antropométrica ao final do estudo revelou que as crianças obtiveram um incremento médio em escore Z de 0,72 para o grupo da carne, 0,62 no grupo que recebeu sururu e 0,60 no grupo que recebeu sururu com leite de coco (p<0,05). Também constatou-se redução da prevalência da anemia nos três grupos com percentual de redução de 22,8% (p=0,002), 27,8% (p=0,007) e 42,4% (p˂0,001) nos grupos da carne, SS e SCLC respectivamente. Conclui-se, portanto, que a preparação sururu com e sem leite de coco pode ser um substituto eficaz da carne bovina no combate a desnutrição infantil e da anemia, podendo ser incluída no cardápio e na merenda de instituições infantis (creches, escolas) e em programas que visem à recuperação nutricional de crianças.

Palavras-chave: Anemia. Crescimento. Crianças. Desnutrição. Sururu. Leite de coco.

Trabalho completo em pdf.