Conhecimentos de alimentação e nutrição de agentes comunitários de saúde e educadores de centro de educação infantil de Maceió, Alagoas

Autora: Nina Thais Gomes de Carvalho Santiago

Data da defesa: 24/03/2016

Banca examinadora:

Profª Drª  Risia Cristina Egito de Menezes – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Ana Paula Grotti Clemente - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Maria Alice Araújo Oliveira - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

Objetivo: Avaliar as condições nutricionais de crianças frequentadoras de creches públicas e a implantação de ações e programas de alimentação e nutrição voltados a esta população, no âmbito da atenção básica, no município de Maceió-AL.

    Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem qualiquantitativa, a ser desenvolvido nas seis creches públicas municipais e 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) inseridas no sétimo distrito do município de Maceió, AL. No contexto das creches será aplicado um questionário aos pais para coleta de dados sócio-econômicos e ambientais, além da avaliação do estado nutricional por meio da avaliação antropométrica, consumo alimentar institucional, por meio do método de pesagem direta, e domiciliar, por meio do registro alimentar, durante três dias não consecutivos da semana, e dosagem de hemoglobina, para a qual será utilizado um hemoglobinomêtro portátil. No âmbito das UBS, será avaliado o conhecimento dos profissionais de saúde, bem como implantação prática das ações e programas de alimentação e nutrição voltados a crianças de zero a três anos de idade, por meio de um questionário de auto-preenchimento, além da aplicação da técnica qualitativa do grupo focal. Após digitação os dados serão analisados pelos pacotes estatísticos Epi Info, versão 6.0 e o Stata 8.0.

    Resultados Esperados: Os resultados da pesquisa refletirão as necessidades reais da população estudada, e assim, pretende-se propor ações de intervenção que possam propiciar melhorias no contexto das creches e unidades de saúde e, principalmente, no que concerne ao favorecimento da integração entre estes dois cenários.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Creches; Saúde Pública; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação; Ação Intersetorial.

Trabalho completo em pdf.