Associação entre ângulo de fase, avaliação subjetiva global e métodos objetivos de avaliação nutricional em pacientes com câncer do trato gastrointestinal superior

Autora: Joelma Nogueira Pessoa dos Santos

Data da defesa: 31/07/2014

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Glaucevane Da Silva Guedes - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Karlla Almeida Vieira - CREN/AL - examinadora

A triagem nutricional é o primeiro passo para identificação e tratamento da desnutrição do paciente com câncer. Parâmetros objetivos e subjetivos têm sido utilizados na avaliação destes pacientes. A Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente (ASGPPP) tem sido recomendada como método de triagem e avaliação nutricional em pacientes oncológicos. Mais recentemente, tem sido investigado o ângulo de fase, não apenas como importante marcador de morbidade e mortalidade, mas também como potencial indicador de estado nutricional. Portadores de neoplasias malignas do trato gastrointestinal superior necessitam de acompanhamento nutricional de rotina e em curtos intervalos de tempo, considerando que estes tumores estão entre os que apresentam grandes repercussões nutricionais. Diante disto, esta dissertação teve como objetivo descrever o estado nutricional e verificar a associação entre o ângulo de fase, a ASGPPP e métodos objetivos de avaliação nutricional em pacientes com câncer do trato gastrointestinal superior. através deste estudo foi possível observar associação entre os métodos de avaliação, permitindo identificar os indicadores nutricionais mais apropriados para detecção da desnutrição nestes pacientes, como: ASGPPP, circunferência do braço, circunferência muscular do braço, circunferência da panturrilha, prega cutânea do tríceps, percentual de perda ponderal, índice de massa corporal, albumina, percentual de gordura da bioimpedância e ângulo de fase (AF). ressalta-se ainda que, a análise dos dados da ASGPPP em conjunto com a determinação do ângulo de fase da bioimpedância pode representar uma avaliação de elevada relevância na prática clínica, por constituírem-se em métodos simples e por apresentarem valor prognóstico relevante na detecção de risco nutricional em pacientes com câncer.

Palavras-chave: avaliação nutricional subjetiva produzida pelo paciente, estado nutricional, desnutrição, neoplasias gastrointestinais.

Trabalho completo em pdf.