Oficina Zero Trans com pacientes da Unidade Básica de Saúde Vergel


10/05/2011 09h09 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Participantes da Oficina Zero Trans

Participantes da Oficina Zero Trans

O projeto de extensão zero trans, coordenado pela Profª. Manuela Mika Jomori, da Faculdade de Nutrição, realiza nesta quinta- feira (12/05), mais uma oficina. Desta vez, os participantes serão os pacientes da Unidade Básica de Saúde Vergel - Roland Simon.

A demanda pela oficina partiu dos próprios pacientes e da nutricionista Ana Patrícia França, que já foi integrante do PET saúde. Foi após a divulgação do projeto, por meio de uma atividade de educação alimentar e nutricional feita pela bolsista Bruna Merten Padilha na Unidade, no ano passado, em que esse público se interessou em participar da oficina. Destaca-se que a referida nutricionista é parceira do curso de Nutrição da UFAL vinculada ao Programa PET Saúde - Nutrição.

A oficina tem por objetivo trazer esclarecimentos a respeito dos malefícios decorrentes do consumo de gorduras trans na alimentação à saúde humana, bem como incentivar a elaboração de preparações alimentares sem essa gordura. Os pacientes serão recebidos no Laboratório de Técnica Dietética da FANUT, onde assistirão a uma palestra sobre o tema e, posteriormente, participarão, juntamente com os integrantes do projeto, da execução de preparações sem gorduras trans. Estas preparações serão desgustadas e avaliadas pelos próprios participantes. Ao final da atividade receberão um material com receitas que substituem alimentos que contêm este tipo de gordura, inclusive as feitas durante a oficina.

Com isso, os integrantes do projeto esperam, mais uma vez, influenciar a escolha de hábitos alimentares mais saudáveis, sem gordura trans, contribuindo, assim, na melhoria da qualidade de vida destes pacientes.