Vovós e Vovôs bem nutridos!

15/04/2013 16h46 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Aplicação do inquérito alimentar e anamnese

Por: Keliany Acioli – 5º período de Nutrição / Colaboradora da UNATI e Patrícia de Menezes Marinho – 10º período de Nutrição/ Monitora da UNATI

A fim de garantir a indissociabilidade do ensino e da extensão, favorecendo a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos e/ou construídos em sala de aula, as professoras Manuela Mika Jomori e Thaysa Brandão, coordenadoras do curso de Nutrição do programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), propuseram uma parceiria ao professor João Araújo, responsável pela disciplina Nutrição do Adulto e do Idoso do 5º período do curso de Nutrição. Essa disciplina apresenta como objetivo despertar o interesse no discente pela assistência nutricional aos adultos e idosos, discutindo aspectos atuais sobre a saúde da população com essa faixa etária e possíveis alterações metabólicas do envelhecimento.

A UNATI é coordenada pela professora Maria do Socorro Meneses Dantas, do curso de Educação Física da UFAL, e visa abrir novos caminhos àqueles idosos que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de ingressar no ambiente acadêmico. Assim, desde 2011, o curso de Nutrição participa desse programa, oferecendo uma proposta para discutir em sala de aula, de maneira simples, os ideais que levam a uma melhor qualidade de vida através, principalmente, de uma alimentação saudável e equilibrada. Esse ano, a proposta gerou bons frutos, conforme verificado nas matrículas para 2013.1 de 62 novos alunos para 25 vagas do nosso curso. O curso será então oferecido em duas turmas para 2013.1.

A união das atividades da UNATI com as da referida disciplina ocorreu nos dias 14 e 21 de janeiro desse ano. Foram assim, ministradas aulas sobre Inquéritos Alimentares e Avaliação Nutricional aos idosos, com presença de todos os alunos matriculados na disciplina Nutrição do Adulto e do Idoso. No primeiro dia, foram abordados conteúdos teóricos e sob orientação dos professores, os alunos do 5º período tiveram a oportunidade de praticar as técnicas necessárias a uma intervenção nutricional ao mesmo tempo em que explicavam aos idosos a importância de cada passo (técnicas e instrumentos para inquérito alimentar e antropometria), numa perspectiva de crescimento mútuo entre os discentes do curso e idosos da UNATI. No segundo dia, como retorno aos idosos, novos conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável, do controle do peso e técnicas de avaliação nutricional foram fornecidas por cada discente (ou dupla de discentes) da disciplina, apresentando uma prescrição nutricional individualizada, conforme avaliação realizada no primeiro dia. A atividade contou com o apoio das monitoras da UNATI Livia Soares Inojosa e Patrícia de Menezes Marinho do 10º período do curso, e colaboradoras do projeto  Bruna Alécio Barbosa de Omena,  Hyadayha Fernandes Rocha, Keliany Acioli Silva, Lucilene Viana dos Santos e Marília Gabriela Correia Serafim. Quando os alunos do 5º período da FANUT tiveram contato pela primeira vez com os alunos da UNATI puderam perceber o quanto ainda precisam aprender para se tornarem verdadeiramente NUTRICIONISTAS.

Ao final da atividade, ao serem perguntados sobre o que acharam da atividade, alguns alunos da UNATI relataram que com as aulas do curso estão mudando os hábitos alimentares não só deles, mas também de suas famílias, como, por exemplo, evitando a compra de doces e alimentos gordurosos na feira do mês, diminuindo o sal das refeições, aumentando o consumo de frutas verduras e legumes e etc. Quanto a parceria com a disciplina “Nutrição do Adulto e do Idoso”, os depoimentos dos idosos afirmaram a grande satisfação com a atividade, considerando que a mesma foi de suma importância para a vida deles, alunos da UNATI, como também para os estudantes do 5º período da FANUT/UFAL, visto que foi uma oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos até o momento na disciplina. Em um dos relatos, uma senhora falou que  “foram enviados anjos para a vida dela, e que estava muito agradecida pela oportunidade que estava tendo com o curso da UNATI”.

Após esse momento foi notório o sorriso e o brilho no olhar dos estudantes, seja nos dos alunos do 5º período, como nos das monitoras da UNATI. Reações essas que deixaram transparecer que tudo aquilo valia a pena, e que o caminho é esse.

Com tudo isso, nota-se que a energia desses vovôs e dessas vovós é contagiante, fazendo da Nutrição uma ciência apaixonante, mostrando-os como viver melhor e mais saudável. Espera-se que esse seja apenas o começo dessa bela e gratificante parceria. Parabéns as todos os envolvidos!