Técnicos da Sesau orientam alunos da Ufal sobre Sistemas de Informação de Saúde

16/12/2013 08h18 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
A assessora técnica da diretoria de Atenção Básica, Lourani Correia, apresentou as informações

Repórter:

Ascom / Saúde
Fabiano Di Pace

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram palestras para os alunos do terceiro período do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta quarta-feira (11). O objetivo foi apresentar aos acadêmicos os sistemas de informação e os indicadores de saúde utilizados pelos profissionais em Alagoas. A visita técnica dos alunos estudantes faz parte de uma articulação entre o Núcleo de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica da Sesau e o Curso de Nutrição da Ufal.

Durante a visita, que foi coordenada pela professora da disciplina de Epidemiologia, Leiko Asakura, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações realizadas pelos representantes de cada sistema de informação. Em seguida, os alunos visitaram as instalações da Diretoria de Atenção Básica, Epidemiológica e Análise da Situação de Saúde.

“É importante para o aluno de nutrição conhecer todos os órgãos que compõem a Rede de Assistência à Saúde, especialmente a Diretoria de Atenção Básica e os Sistemas de Informação devido a sua importância para a sociedade”, afirmou  a professora.

A assessora técnica da diretoria de Atenção Básica, Lourani Correia, explicou que foram selecionados os sistemas de Informação da Atenção Básica, Sistema E-SUS, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, Sistemas de Informação de Agravos de Notificação, Sistemas de Informação sobre Nascidos Vivos, Sistemas de Informação sobre Mortalidade e aspectos da Análise da Situação de Saúde.

“É fundamental que os futuros profissionais de saúde tenham uma noção exata de tudo o que envolve análise de dados e criação de políticas públicas”, disse, Lourani Correia, explicando que todos os 102 municípios de Alagoas possuem sistemas informatizados, que são essenciais para a análise da real situação da saúde em cada região e para criação de políticas públicas.

Fonte: Ascom / Saúde