Residentes de Nutrição do HU promovem oficina sobre alimentação saudável

Atividade acontecerá no miniauditório do HU e é voltada a crianças e adolescentes com excesso de peso

12/12/2013 10h48 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22

Redação Ascom

A prevalência de excesso de peso no público infantil e os inúmeros problemas decorrentes da falta de tratamento são os motivadores para realização de oficina sobre alimentação saudável, promovida pelos residentes de Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança do Hospital Universitário.  A atividade será nesta sexta-feira, 13, às 9h, no miniauditório do HU.

A oficina encerrará as atividades do ambulatório de 2013 e na programação serão exibidos trechos do documentário Muito Além do Peso, como forma de sensibilizar os pacientes e familiares que participarem do evento sobre a importância de combater a obesidade infantil. Haverá degustação de alguns alimentos, com objetivo de demonstrar que é possível ter uma alimentação saborosa e saudável.

Os índices elevados levaram os residentes a oferecer atendimento especializado e gratuito a este público, desde abril deste ano. O trabalho é coordenado pelas nutricionistas Ana Heloísa e Tahiná Pessôa, com supervisão da professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, Monica Lopes. Atualmente o projeto já atendeu 57 pacientes, com média de idade de 10,7 anos. A maioria do público assistido é de Maceió e cidades vizinhas.

As nutricionistas tentam identificar quais fatores podem estar associados ao excesso de peso da criança ou o adolescente. Durante a primeira consulta, é realizada avaliação da composição corporal, com o objetivo de estimar o grau de adiposidade, e os responsáveis pelo paciente, criança ou adolescente, recebem orientações nutricionais para que haja uma mudança no hábito alimentar e correção de eventuais erros identificados. Na sequência dos atendimentos são prescritos planos alimentares, de acordo com o poder aquisitivo e presença de comorbidades associadas.