PROFESSORA DA FANUT DEFENDE TESE DE DOUTORADO

Profª Rísia Menezes defende sua tese de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco

28/01/2011 08h37 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Profa. Risia com a Banca Examinadora

Sob o título “Evolução e determinantes da desnutrição e do excesso de peso em crianças no Estado de Pernambuco”, Profª Rísia Cristina Egito de Menezes defendeu seu trabalho de tese no contexto do Programa de Pós-Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco, no último dia 25, sob orientação do Prof. Pedro Israel Cabral de Lira. Profª Maria Alice Araújo Oliveira participou como membro da Banca Examinadora, ao lado de professores daquela Universidade.

O processo de transição nutricional ocorrido no Brasil, nos últimos anos, reunindo sobrepeso e desnutrição, motivou a descrição da evolução e dos determinantes do deficit estatural de menores de cinco anos em 1991, 1997 e 2006 e a identificação da prevalência do excesso de peso e fatores associados, no ano de 2006, em pré-escolares no Estado de Pernambuco.
Como conclusão do trabalho, Profª Rísia aponta as prevalências do excesso de peso superando as de desnutrição entre os pré-escolares, no Estado, sendo a desnutrição mais prevalente entre as crianças em piores condições socioeconômicas e o excesso de peso acometendo, principalmente, as crianças de famílias com condições socioeconômicas mais favorecidas.