Nutrifeira promove primeira edição de 2015

Este mês, evento abordou a saúde da mulher e dos rins

19/03/2015 08h22
Equipe promove medições antropométricas, aferições de pressão arterial e orientações sobre alimentação adequada e hábitos saudáveis

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

O Laboratório de Nutrição em Cardiologia (Nutricardio) da Faculdade de Nutrição (Fanut) promoveu nesta terça-feira (17), a primeira edição da Nutrifeira em 2015. O evento ocorreu em frente à Tenda Cultural, no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com vários serviços para a comunidade, incluindo a tradicional feira de frutas, verduras e raízes.

Uma novidade foi anunciada para este ano. "Cada Nutrifeira será temática, baseando-se no calendário do Ministério da Saúde. Este mês, o evento destaca duas datas importantes: o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, explorando a saúde feminina, e o dia 12 de março, Dia Mundial do Rim, abordando as doenças renais", explicou a estudante de Nutrição, Rayne Amorim, bolsista do projeto.

A programação incluiu avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos informativos e orientações nutricionais focadas no assunto do mês. "Além dos temas específicos, fixamos o enfoque na prevenção das doenças cardiovasculares e as demais doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), como diabetes, câncer e obesidade", explicou a estudante Lydia Vanessa, participante da equipe.

Lydia explicou ainda que as orientações vão além de indicar alimentos bons para determinados problemas; o que se busca é uma educação nutricional. "Não trabalhamos com essa ideia de que tal alimento é sempre ruim ou sempre bom. Cada indivíduo é diferente e uma mesma comida pode ser recebida positivamente por um organismo e por outro não", disse.

Uma das cartilhas distribuídas indica dez passos para alimentação saudável. Entre esses passos, alguns não se referem diretamente aos alimentos, mas ao modo de lidar com eles: o passo número cinco, por exemplo, é "comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia" e o número sete, "desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias".

A Nutrifeira é vinculada ao projeto de extensão Feijão com Arroz: o dia a dia da alimentação saudável (FCA), do Nutricardio, e ocorre toda terceira terça-feira do mês em frente à Tenda Cultural. Toda a comunidade externa e interna da Ufal é convidada a participar.