Nutricardio Convida A Fanut Para O Lançamento Do Livro “...3,4 feijão com arroz no prato”

20/05/2011 07h35 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22

O projeto de extensão Feijão-com-Arroz: o dia-a-dia da alimentação e nutrição saudável (FCA), desenvolvido pelo grupo do laboratório de nutrição em cardiologia (NUTRICARDIO) da FANUT-UFAL, lança o livro “...3,4 feijão com arroz no prato” no dia 15 de junho de 2011.

O FCA atua desde o ano de 2008, cujo foco é a educação nutricional, voltada principalmente para hipertensos e diabéticos atendidos na rede básica de saúde do município de Maceió. O FCA vem promovendo oficinas sistemáticas de técnica e dietética, na FANUT. Uma das linhas do FCA é o resgate ao consumo de feijão com arroz dentro do contexto de uma alimentação saudável, utilizando a estratégia das oficinas com os pacientes e a participação em programa de rádio local, entre outras, que culminaram com a elaboração do livro “...3,4 feijão com arroz no prato”.

O livro aborda a história do feijão e do arroz, os tipos de feijão e de arroz, seu valor nutricional, a proporção de ambos como parte de uma dieta saudável e acessível e a apresentação de receitas à base de feijão e/ou arroz, buscando estimular o resgate ao consumo de FCA. Foi aprovado pela EDUFAL e sua publicação tem o apoio da DIPS/SESAU, com lançamento já agendado para o dia 15/06/2011, no I Congresso Alagoano de Práticas Interdisciplinares: tecendo redes de promoção da saúde (15 a 17/06/2011), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso promovido pela Sociedade Alagoana de Pediatria com o apoio da SESAU DAB, PET-SAUDE e FAMED-UFAL.

O livro, escrito por uma equipe de 16 pessoas entre 4 gerações de estudantes de graduação de nutrição e pós-graduação (PPGNUT) e bolsistas e ex bolsistas de IC e extensão e mestres oriundos do NUTRICARDIO (2008-2011), será distribuído gratuitamente nas Secretarias Municipais de Saúde  e escolas da rede pública municipal e estadual de todo o Estado, no sentido de difundir e estimular esta prática alimentar saudável, resgatando o feijão e o arroz, cujo consumo reduziu bastante na população.

Autores:

·      Sandra Mary Lima Vasconcelos (e org)- coordenadora NUTRICARDIO e FCA

·      Bruna Merten Padilha

·      Catherine Cavalcanti Padilha

·      Danielly Cavalcante  Vieira

·      Lídia Bezerra Barbosa

·      Mariellena Andrade Cardoso Fragoso

·      Michele Ferro de Amorim

·      Niedja  Cristina Paciência Torres

·      Patrícia Maria Candido Silva

·      Patrícia Fortes Cavalcanti de Macêdo

·      Priscila Nunes de Vasconcelos

·      Tatiana Maria Palmeira dos Santos

·      Thays  de  Ataide e Silva

·      Viviane dos Santos Costa

·      Bárbara Coelho  Vieira da Silva.

·      Júlia Costa Guimarães Neta