Notícias da FANUT no Congresso Acadêmico/2010:

Sucesso do mini-curso "Atualização de métodos sobre a pesquisa de fraudes em leite, métodos rápidos microbiológicos e pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos da FANUT" no Congresso Acadêmico-2010.

27/10/2010 07h32 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Foto1

O mini-curso abordou sobre as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos (LCQA) da FANUT enfatizando os métodos para pesquisa de fraudes em leite e métodos rápidos microbiológicos, ministrado pela equipe do LCQA, coordenado pela professora Maria Cristina Delgado.
Houveram 58 inscritos, extrapolando as 40 vagas ofertadas.

Este mini-curso, ocorrido no dia 21 de outubro, foi articulado a um conteúdo da disciplina de Técnica Dietética do curso de Nutrição da FANUT/UFAL, coordenado pela professora Manuela Mika Jomori, para que os alunos nela matriculados conhecessem as características nutricionais, sensoriais, microbiológicas e físico-químicas do leite e derivados, as quais conferem susceptibildaide à fraudes e à contaminação microbiológica.

Num primeiro momento foi exibida a parte teórica pela aluna Juliana Moraes e pela professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Camila Sampaio.

No segundo momento, os participantes foram encaminhados ao LCQA para verificarem a demonstração dos métodos de identificação de fraude e de avaliação microbiológica do leite pelo método rápido, conduzidos pela professora Delgado, pela aluna Amália de Albuquerque e pelo técnico Cantídio Francisco de Lima Neto.

Destaca-se o projeto de pesquisa apresentado pela palestrante Camila Sampaio com orientação da professora Delgado, sobre o desenvolvimento de um fermento lácteo para aplicação na produção de queijo coalho de Alagoas. Esse fermento permite que o queijo coalho alagoano mantenha as características sensoriais do queijo coalho tradicional, sem precisar utilizar o leite cru, o qual apresenta maior risco de contaminação microbiológica.

A professora Delgado ressaltou a importância do LCQA ser utilizado pela comunidade da FANUT, principalmente alunos da graduação, com a participação nesses projetos de pesquisa, por meio da extensão ou ainda nas parcerias entre professores, como o exemplo dado por este mini-curso.