NOTÍCIAS DA FANUT: ÁREA DE A.U.A.N

PROJETO ZERO TRANS REALIZA ATIVIDADE EDUCATIVA NO BAIRRO DO VERGEL.

23/11/2010 10h17 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Integração de Estagiárias do curso com a comunidade do Vergel

Na quarta-feira, dia 17/11, o Projeto de Extensão Zero Trans desenvolveu uma atividade educativa com o tema “Conhecendo a gordura trans”, na associação dos pescadores do Vergel. A atividade foi movida por uma dinâmica conduzida pela bolsista do projeto Bruna Merten Padilha, contando com a participação de três estagiárias (Lídia, Miriam e Vivivane) de Nutrição em Saúde Pública da FANUT/UFAL, da nutricionista Ana Patrícia e uma psicóloga que atuam na Unidade Básica de Saúde Roland Simon (também do Vergel), bem como a participação de 19 pacientes desta unidade. Discutiu-se sobre o que é gordura trans e em quais alimentos está presente, bem como foi explicado como ler rótulos nutricionais identificando esta gordura nos alimentos industrializados. A realização desta atividade foi uma experiência única, pois favoreceu um grande entrosamento entre os profissionais da área de saúde, a comunidade e os estudantes do curso de Nutrição da UFAL por meio dessa ação do projeto de extensão Zero trans. Ao término da atividade, foram entregues folders com receitas sem gordura trans do projeto Zero trans, sendo feito um convite para estes indivíduos participarem das oficinas do projeto no Laboratório de Técnica Dietética da FANUT/UFAL. Todos demonstraram grande interesse, percebendo-se a importância de projetos de extensão, como o Zero Trans, na abordagem do conhecimento científico e na introdução da comunidade nos espaços da universidade.