Momentos Zero Trans na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas e no IV Festival Gastronômico do Baixo São Francisco

17/11/2011 13h35 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22

By Elizabeth Rose Nogueira de Albuquerque e Alyne Gomes Silva – integrantes do projeto Zero trans

A equipe do projeto “Zero Trans: preparações alimentares sem gorduras trans para a saúde da população” da FANUT/UFAL participou ativamente de várias atividades na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

No dia 25 de novembro (terça-feira), houve o bate-papo com as autoras do livro desenvolvido pelo projeto intitulado “Sabores sem trans”, dentre elas as acadêmicas do curso de Nutrição da UFAL Alyne Gomes e Jessica Fontes. As autoras contaram com o prestígio dos alunos da UNATI (Universidade Aberta para a Terceira Idade) da UFAL, que atualmente estão matriculados no curso de Nutrição deste programa. Esse momento foi descontraído e promoveu a oportunidade de compartilhar com outras pessoas interessadas no tema do livro a experiência vivida nesse 1,5 anos de trabalho e a prática alimentar sem gordura trans.

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, pela manhã, alguns integrantes do projeto lançaram o Desafio Zero Trans-Jacaré Legal ao Chefe de cozinha Charlie Techio Colonetti (vencedor do Super Chef do programa Mais Você da TV Globo), e a sua esposa, a também Chef Elisa Costa Meffessoni, que elaboraram uma preparação à base de jacaré sem o uso de gordura trans, no Espaço Gourmet do SENAC, no mesmo evento. Essa atividade fez parte de uma parceria entre o curso de Nutrição da FANUT e de Turismo da Unidade de Ensino de Penedo da UFAL, para divulgação do IV Festival Gastronômico do Baixo São Francisco, realizado todos os anos em Penedo, como encerramento do Congresso Acadêmico da UFAL ou da Bienal do Livro, sob a coordenação do professor Rafael Arruda, do curso de Turismo. Este ano, o Festival buscou realizar o lançamento da legalização da carne de jacaré para comercialização nos restaurantes no município de Penedo e em toda Alagoas, denominando o evento de “Jacaré Legal”. Aproximadamente 25 pessoas, seis integrantes do projeto Zero trans e o professor Rafael Arruda, participaram do evento. O resultado final foi a aprovação da preparação pelos presentes e a propagação de práticas alimentares saudáveis e sem trans.

Devido ao sucesso da preparação à base de jacaré e do Desafio Zero Trans lançado ao Chef Charlie no período da manhã, o mesmo foi convidado novamente a apresentar outra preparação no Espaço Gourmet do SENAC, sendo a professora Manuela Jomori convidada para representar a UFAL, divulgar o Festival Gastronômico do Baixo São Francisco e o projeto Zero Trans.

A partir das 16h houve a distribuição de folders no espaço da Biblioteca do SESC e em seus arredores para a divulgação ao público sobre o projeto e o lançamento do livro “Sabores sem trans”. Destaca-se que o SESC foi o patrocinador do livro e, suas nutricionistas representam a grande parceria desta instituição com o projeto Zero Trans. Esta divulgação trouxe resultados positivos já que o público (inclusive crianças) se mostrou bem receptivo a conhecer mais sobre a gordura trans. Paralelo à distribuição dos folders, a professora e coordenadora do projeto Manuela Mika Jomori, juntamente com umas das colaboradoras do projeto, a nutricionista Milena de Castro Fernandes, do Restaurante Universitário (RU/UFAL), e a aluna do curso de Nutrição Elizabeth Albuquerque, concederam entrevista ao vivo à rádio Instituto Zumbi dos Palmares, divulgando também o livro “Sabores sem Trans”.

Para fechar a noite com sucesso, houve o lançamento do livro “Sabores sem Trans no espaço do Café Literário da Bienal, onde foram lançados também outros livros da editora, incluindo outros dois livros organizados pela professora Sandra Mary de Lima Vasconcelos, também da FANUT/UFAL, uma grande parceira do Zero Trans. Foi uma noite de autógrafos que contou com a participação e prestígio do nosso futuro reitor professor Eurico Lôbo, da direção da Faculdade de Nutrição da UFAL – professoras Terezinha da Rocha Ataíde e Suzana Lima Oliveira, além de funcionários e professores da FANUT e de amigos e parentes das autoras.

No dia seguinte, 29 de outubro (sábado), para completar a festividade do lançamento do livro e as grandes parcerias com o projeto Zero Trans, parte da equipe realizou uma oficina Zero Trans com o público do Festival Gastronômico do Baixo São Francisco em Penedo, na cozinha móvel do Nossa Panela Brasil, do Chef Márcio Santos, que no mesmo dia preparou o “Jacaré Gigante” no evento. A oficina foi conduzida por duas cozinheiras do RU/UFAL – Maximiliane e Lilian, já capacitadas pelo projeto, coordenada pela professora Manuela, e com a participação de seis alunos do projeto.

Foram dias de sucesso e repletos de atividades, onde o Projeto Zero Trans pode divulgar para a população a importância de eliminar a gordura trans dos nossos hábitos e preparações, promovendo a saúde e a importância da nutrição no âmbito literário.