Lançamento de Livros da Fanut/Ufal na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas

25/10/2011 09h26 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Convite

Por Jéssica Melissa Santos Fontes e Bruna Merten Padilha – integrantes dos projetos Zero trans e Feijão com arroz

Convidamos a comunidade da Faculdade de Nutrição (FANUT), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), para o lançamento dos livros “Sabores Sem Trans”, “...3,4 Feijão com arroz no prato” e “Manual de uso e interpretação das DRIs na análise quantitativa de inquéritos dietéticos”, a ocorrer no dia 28 de outubro, às 19 horas, na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, através da Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL).

O livro “Sabores Sem Trans” foi desenvolvido por integrantes do projeto de extensão “Zero Trans: preparações alimentares isentas de gordura trans para a saúde da população”, da FANUT/UFAL, coordenado pela Profa. Ms. Manuela Mika Jomori, em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio e Restaurante Universitário (RU/UFAL). Este livro explica o que é gordura trans, seus malefícios à saúde e apresenta dicas de como substituí-la na alimentação, com receitas desenvolvidas ao longo de um ano de atuação do projeto junto à comunidade, com o intuito de propagar práticas alimentares saudáveis, sem gordura trans.

O livro “...3,4 Feijão com arroz no prato” foi elaborado pelo grupo do Laboratório de Nutrição em Cardiologia e Co-morbidades (NUTRICARDIO) da FANUT/UFAL, coordenado pela Profa. Dra. Sandra Mary Lima Vasconcelos, com apoio da Diretoria de Promoção da Saúde (DIPS)/Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAU-AL). Este livro consiste num importante instrumento de educação alimentar e nutricional, uma vez que visa à propagação de uma alimentação saudável, com estímulo ao consumo de feijão com arroz, prato típico do brasileiro, sendo produto do projeto de extensão “Feijão com arroz” também da FANUT/UFAL. Este trabalho tem se destacado na comunidade científica e na mídia, com a exibição recente de uma matéria sobre o feijão com arroz no Jornal Hoje da TV Globo.

O livro “Manual de uso e interpretação das DRIs na análise quantitativa de inquéritos dietéticos”, o qual também foi elaborado por integrantes do grupo NUTRICARDIO, trata das recomendações de ingestão de nutrientes e sua aplicação no estudo do consumo alimentar, avaliado a partir da aplicação de inquéritos dietéticos populacionais. É um guia prático na interpretação dessas recomendações usualmente realizada por profissionais e estudantes de Nutrição.

Após o lançamento dos livros, será ofertado um coquetel patrocinado pelo Grupo Toledo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FANUT E SEUS LIVROS NA BIENAL:

Dia 25/10

14 às 15h - Bate-papo com os autores do livro “Sabores sem trans”

Dia 28/10

10 às 12h - Desafio Zero Trans – Jacaré Legal no Espaço Gourmet do SENAC, com a participação do Chef Charlie Tecchio Colonetti, vencedor do Super Chef, sessão do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na TV Globo, diariamente. Esta atividade é coordenada pelo professor Rafael Arruda, do curso de Turismo da UFAL, do pólo de Penedo, que pretende promover a carne de jacaré e sua comercialização nos restaurantes de Penedo, como atrativo turístico e patrimônio gastronômico da região, envolvendo a comunidade ribeirinha. O Chef Charlie será desafiado pela equipe Zero trans para a elaboração de uma preparação à base de carne de jacaré sem gorduras trans.

13-14h - Bate-papo com os autores do livro “...3,4 Feijão com arroz no prato” e “Manual de uso e interpretação das DRIs na análise quantitativa de inquéritos dietéticos”

16 às 18h - Divulgação do livro e do projeto “Zero Trans”, com explicação ao público sobre o tema do livro e distribuição de folders na biblioteca do SESC.

19 às 21:30h– Lançamento dos livros “Sabores Sem Trans”, “...3,4 Feijão com arroz no prato” e “Manual de uso e interpretação das DRIs na análise quantitativa de inquéritos dietéticos”.