Jornada FANUT no Congresso Acadêmico 2011

25/10/2011 11h17 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
CORUFAL abrilhantando a abertura do evento

By Melissa R. O. Menezes

De 17 a 21 de outubro, a Faculdade de Nutrição promoveu a sua Jornada Acadêmica pela realização de palestras, cursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos, entre outras atividades, como parte das ações realizadas pelas Unidades Acadêmicas na 8ª edição do Congresso Acadêmico da UFAL.  Durante uma semana de atividades, a FANUT recebeu profissionais e docentes da Nutrição alagoanos, bem como convidados de outros estados. Em sua abertura, a Jornada da FANUT contou com a apresentação do Coral da Universidade Federal de Alagoas, seguida das palestras dos professores Daniel Bandoni (Unifesp), "Consumo alimentar da população brasileira", e Sandra Mary Vasconcelos (FANUT/UFAL), "Consumo alimentar da população: uma vivência em Alagoas".

Dois dias foram exclusivamente destinados à apresentação de trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e PIBIC realizados pelo corpo discente e docente da FANUT. Em seu penúltimo dia, foi realizada a mesa redonda "Promoção de Segurança Alimentar em Alagoas", com as nutricionistas Juliana Vergeti (Secretária SEADS) e Márcia Santana (VISA estadual), sob a moderação da Professora Alice Oliveira (FANUT); e as palestras "Gastronomia Hospitalar", com a Profa. Jany Lidia Araújo (CESMAC); "Educação Nutricional: práticas integrativas", com a nutricionista Ana Patrícia Tojal; "Controle da hiperfosfatemia em pacientes renais crônicos: como eu trato?", com a Profa. Ana Adélia Hordonho (CESMAC); e "Home Care: o papel do nutricionista", com a nutricionista Danielle Menezes (UNIMED).

A jornada foi encerrada na sexta-feira, dia 21, pela realização de uma mesa redonda com o tema "Alimentação e Nutrição do Escolar: experiências exitosas de Alagoas"; de uma oficina com o tema "PET Saúde da Família/ PET Vigilância" e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos laboratórios de Controle de qualidade de alimentos e Nutricardio da FANUT. Os eventos da sexta-feira contaram com a presença de docentes e alunos da FANUT, além de profissionais da saúde do Estado de Alagoas, nutricionistas e convidados. A última apresentação da sexta-feira ficou a cargo da Palestra sobre Primeiros Socorros, proferida pelo Fisioterapeuta Glauber Schettino.