Já comeu uma fruta hoje?

Projeto de extensão da Faculdade de Nutrição promove II Nutrifeira dia 16

31/12/1969 00h00 - Atualizado em 22/09/2014 às 13h02

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a Ufal recebe das 8h às 12h mais uma edição da Nutrifeira, com venda de frutas higienizadas e prontas para o consumo ao lado da Tenda Cultural. O projeto de extensão desenvolvido pelo Laboratório de Nutrição em Cardiologia da Faculdade de Nutrição tem parceria com feirantes da feirinha do Tabuleiro, e pretende estimular o consumo de alimentos saudáveis pela comunidade universitária, além de trazer atividades de educação nutricional.

Coordenada pela professora Sandra Mary Vasconcelos, a equipe é formada por professores e estudantes da graduação e pós-graduação em Nutrição. “A feira é uma estratégia para incentivar a comunidade universitária (alunos, professores e técnicos) a consumir frutas e a adotar uma alimentação saudável, uma vez que a missão do nosso laboratório é desenvolver ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área de promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças cardiovasculares”, explica a professora.

Além das frutas que estarão à venda pelos feirantes parceiros, será montada uma estrutura de apoio para avaliação da dieta atual mediante entrevista e aferição de medidas de peso, altura e circunferência da cintura, com balança e fita métrica de modo a avaliar o estado nutricional dos visitantes, bem como a sua dieta e padrão alimentar. A avaliação será feita pela equipe de nutrição. “Após a avaliação os visitantes serão convidados a degustar frutas frescas e ali estarão à disposição para venda um leque de opções de frutas”, explica.

Serão instaladas três tendas para venda de produtos. As frutas expostas estarão devidamente higienizadas e adequadas ao consumo imediato, e serão acompanhadas de informe técnico do seu valor nutritivo (conteúdo de calorias, vitaminas, minerais, fibras, etc) e da sua importância nutricional, em termos de promover saúde, informes elaborados pela equipe organizadora.

Edições anteriores

A primeira feira foi realizada junho, e após sucesso absoluto, a Ufal conta hoje com uma feira semanal de orgânicos, em parceria com produtores rurais. “Esta é uma estratégia de tornar fácil o acesso às frutas, de modo a estimular o seu consumo, uma vez que dentro do campus são escassas as opções de alimentos saudáveis para o consumo”, conta Sandra.