Interdisciplinaridade No Curso De Nutrição: Compartilhando temas sobre alimentos e nutrição

17/05/2011 12h30 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Foto1

Aconteceu na última terça-feira, dia 10 de maio, o mini-curso ATUALIZAÇÃO DE MÉTODOS RÁPIDOS MICROBIOLÓGICOS E FÍSICO-QUÍMICOS EM AMOSTRAS DE LEITE, ministrado pela equipe do Laboratório de Controle de Qualidade dos Alimentos (LCQA), coordenado pela professora Maria Cristina Delgado, no contexto da disciplina de Técnica Dietética (TD), coordenada pela professora Manuela Mika Jomori.

O mini-curso teve origem numa experiência ocorrida no Congresso Acadêmico da UFAL de 2010, na qual os alunos matriculados na disciplina de TD do período tiveram a oportunidade de conhecer o LCQA, seus equipamentos e análises, bem como as metodologias para avaliar a qualidade do leite, a detecção de fraudes e o seu controle microbiológico. Foi uma maneira interativa, prática e científica de abordar o assunto Leite e derivados, parte do plano de ensino da disciplina.

Com isto, as professoras repetiram a experiência, cadastrando o mini-curso no Programa de Extensão da FANUT - PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - para ser repetido em todos os períodos com os alunos matriculados na disciplina.

Os participantes foram, então, os alunos matriculados nesta disciplina e seu monitor, bem como alunos do curso de Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Educação de Alagoas (IFAL-Satuba).

Duas exposições teóricas foram feitas, uma pela bolsista de Iniciação Científica (PIBIQ) Juliana Moraes e outra pela mestranda do Programa de Pós Graduação em Nutrição da UFAL Camila Sampaio, também professora do curso de Tecnologia de Laticínios do IFAL – Satuba. Essas exposições abordaram informações sobre a composição do leite, características nutricionais e sensoriais, tipos de derivados do leite, controle microbiológico e detecção de fraudes do leite, e discussão a partir de dados das pesquisas realizadas no LCQA com leites e derivados.

Após esta parte do mini-curso, os alunos foram encaminhados ao LCQA, para visualização de análises ali realizadas, que utilizaram métodos rápidos microbiológicos e fisico-químicos em amostras de leite integral UHT, de leite pasteurizado padronizado e de requeijão cremoso, este último desenvolvido no Laboratório de Técnica Dietética (LTD). As análises foram demonstradas pelo técnico do LCQA Cantídio Lima, pela aluna Amália Albuquerque e pela voluntária Sheila Cunha.

Destaca-se que esta vivência tem fortalecido a interdisciplinaridade no Curso, proporcionado a inserção do conhecimento produzido pelas pesquisas no ensino da Graduação e, ainda, capacitando futuros profissionais de Nutrição, inclusive com a prática de Extensão.