FANUT comemora o Dia Mundial da Alimentação

04/11/2013 08h20 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Coordenação de Extensão da FANUT promoveu um evento comemorativo, na Tenda Cultural, com a presença e a participação de 69 pessoas, entre alunos, professores, agricultores da feira de orgânicos da UFAL e convidados.

A estudante Alana Cryslaine Lima, do Curso de Serviço Social, coordenou a apresentação do documentário “O Veneno Está na Mesa”, que aborda os riscos e danos à saúde humana e ao meio ambiente provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil.

Em seguida, a Profa. Giana Raquel Rosa, do IBCS, comentou vários aspectos do documentário e da produção agroecológica e ressaltou o dano cumulativo promovido pelo consumo contínuo de alimentos contaminados pelos agrotóxicos.

Além disto, o estudante Luan Gonçalves de Souza, do Curso de Nutrição, fez a leitura do cordel “Agroecologia pelas Mulheres do campo”, cuja autora, Maria Lucilene de Souza, estava presente e falou sobre a trajetória e o trabalho das mulheres camponesas na promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável. Em seguida, iniciou-se a roda de conversa “A minha prática faz a diferença”, em que os presentes relataram a importância da alimentação, mas também a dificuldade em se alimentar, de forma saudável e adequada, pois quase não há opções de preparações saudáveis nas poucas lanchonetes dentro da UFAL.

A Professora Maria Alice Araújo Oliveira, do curso de Nutrição, apontou algumas estratégias para promover a alimentação adequada e saudável dentro da UFAL, como criar uma política de compras para o Restaurante Universitário que inclua um percentual dos recursos para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar, e priorizando a compra de alimentos com certificação de produto orgânico.  De acordo com o Ministério da Agricultura para o alimento ser considerado orgânico, não devem ser utilizados agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da sua produção e, além disso, deve ser cultivado em um ambiente que considere a sustentabilidade social, ambiental e econômica e que valorize a cultura das comunidades rurais.

Este evento fez parte de atividades práticas das disciplinas de: “Epidemiologia 2”, “Saúde e Sociedade” e “Segurança Alimentar e Nutricional e sua Interface com a Saúde” .