Faculdade de Nutrição apresenta programa de pós-graduação aos novos alunos

Pós-graduandos participaram de um diálogo com professores no Encontro de Boas Vindas

13/03/2015 10h46
Giovana Longo-Silva detalhou aspectos do Novo Regime Interno

Jhonathan Pino – jornalista

Na última segunda-feira (9), professores e discentes do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNUT) tiveram uma longa conversa: informações de acesso às bolsas; do Ciências sem Fronteiras; avaliação de cursos e do Novo Regimento Interno foram pauta do Encontro de Boas Vindas do Programa. Apesar de o curso ter iniciado uma semana antes, a realização deste evento visava familiarizar os estudantes com o mestrado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), já que parte dos alunos são provenientes de outras faculdades.

É o caso de Gleice Cavalcante e Neide Aparecida. A primeira, formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Cesmac; a segunda, em Tecnologia em Lacticínios, pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), apresentavam afinidades semelhantes, o interesse pela Nutrição e a não oferta de mestrados, em suas áreas específicas, no estado. As duas conseguiram entrar no programa em sua segunda tentativa e se juntaram a outros 18 alunos, que iniciam sua trajetória na PPGNUT, neste primeiro semestre de 2015, após um processo seletivo com mais de 70 candidatos.

No entanto, se a maioria dos graduados são provenientes da Faculdade de Nutrição, outras unidades, como a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e o Centro de Educação (Cedu), com seus alunos de Educação Física, compõem um quadro heterogêneo dos discentes e que atende a ideia de transdisciplinaridade do curso.

Iniciando o diálogo, as professoras Terezinha da Rocha Ataíde e Giovana Longo-Silva ressaltaram a importância que esta pluralidade disciplinar teve para o crescimento do mestrado. “A parceria de docentes do curso de Educação Física e da Esenfar são essenciais para o desenvolvimento do programa. Eles realmente vestiram a camisa e são responsáveis pelo seu sucesso”, ressaltou Terezinha.

Giovana Longo-Silva, que atualmente é coordenadora do programa, ficou entusiasmada com a participação do professor Adriano Eduardo, hoje docente da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) e coordenador de Área de Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O professor Adriano é um exemplo dessa parceria entre o Cedu e a Nutrição. Entre os anos de 2011 e 2012, como coordenador do programa, ele foi um dos grandes responsáveis pelo conceito 4, da Capes”, disse Giovana.

Presente no encontro, Adriano pôde explanar os critérios de avaliação da Capes, quanto aos cursos, aos projetos de pesquisas, além das revistas científicas. O docente ainda deu dicas para uma boa trajetória na pós-graduação. Depois dele, foi a vez de Gustavo Gomes, professor oriundo do curso da Educação Física, e hoje coordenador do PPGNUT, refletir sobre as possibilidades de atuação do acadêmico na área. O evento ainda contou com a participação do professor Irinaldo Diniz, coordenador do Ciência Sem Fronteiras na Ufal.

Sobre o PPGNUT

Aprovado pela Capes em 2004, o programa funciona desde 2005, com o Mestrado em Nutrição. Sua área de concentração é Nutrição Humana, dividida em três linhas de pesquisa, são elas: Epidemiologia dos agravos nutricionais; Análise de Alimentos e Segurança Alimentar, além de Nutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

Compõe o quadro de docentes, 12 professores permanentes, quatro colaboradores e seis convidados. O número atual de alunos matriculados é 57 e o de egressos do programa está próximo a 180 alunos, com uma média de entrada anual de 20 alunos. Para mais informações acessar a página do Fanut.