Equipe de Humanização da SMS debate Política Nacional na USF Reginaldo


18/11/2011 07h35 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Humaniza SUS

Humaniza SUS

Repórter: Cássia Oliveira

A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Maceió realizou, na Unidade de Saúde da Família do Reginaldo, uma roda de conversa sobre a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão. A atividade é resultado do processo desencadeado pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFAL) – representado na unidade pela psicóloga Walquíria Silva e pela nutricionista Sueli Oliveira – em parceria com a Equipe de Humanização da CDRH/SMS, representada pela psicóloga Lysianne Gomes e pela enfermeira Claudiane Albuquerque.

A experiência – enriquecida pela participação da diretora médica da unidade, Cláudia Carnaúba, e da diretora administrativa, Alzira Batista, além dos trabalhadores de Saúde do local e estagiários de Psicologia e Nutrição da UFAL, estes inseridos no PET/Saúde – foi iniciada pela elaboração e aplicação de um questionário, criado para diagnosticar a situação do processo de humanização na USF. Os resultados foram compartilhados numa reunião, que culminou os trabalhos ao traçar metas conjuntas para a unidade.

Por decisão do grupo, foi definida uma série de encontros temáticos envolvendo a PNH, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e promover uma troca de experiências. O primeiro encontro, ocorrido na última sexta-feira (04), abordou, entre outros assuntos, o cenário atual do SUS no Brasil e em Alagoas e as Diretrizes de Acolhimento e Valorização do Trabalho e do Trabalhador da Saúde.

“O fato de a USF Reginaldo ter priorizado a Humanização como eixo norteador de seus trabalhos mostra o olhar ampliado que gestores e trabalhadores dessa USF têm acerca do processo de produção da saúde, o seu comprometimento com o desenvolvimento de práticas mais humanizadas envolvendo as relações entre gestor-trabalhador-usuário, e a aposta que fazem no “SUS que dá certo”. Não se concebe avanços na saúde sem práticas humanizadas”, afirma Lysianne Gomes, que também é Gerente de Metas para a Humanização na SMS/Maceió.

PNH – Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Assessoria de Comunicação/SMS – 09.11.2011