Crianças aprendem a fazer horta caseira no Ufal Verão 2015

Garantia de diversão, curso fez sucesso entre a criançada, que aprendeu a brincar de forma saudável

30/01/2015 08h35
Professora Leiko Asakura, responsável pelo projeto, e crianças que participaram do curso

Dilson Fidelis - estudante de Jornalismo

Um dos cursos realizados pelo Ufal Verão 2015 foi o da horta caseira para crianças. Oferecido pela Faculdade de Nutrição (Fanut) com o apoio dos cursos de Agronomia e Serviço Social, o momento rendeu boas brincadeiras e, de forma criativa, as crianças aprenderam a cuidar e criar sua própria horta. Ceca de 15 alunos de graduação da Universidade, coordenaram os trabalhos que envolveram 50 crianças, que tiveram o primeiro contato com os alimentos e seus cultivos.

A ideia surgiu dentro de projeto de Extensão da Fanut, que vem desenvolvendo no Lar São Francisco de Assis, instituição que atende idosos, a implantação e o cultivo de uma horta, para que o grupo tenha um melhor acesso às hortaliças. “O desejo de trabalhar também com o publico infantil era projeto antigo. O grupo tinha planos de desenvolver projetos voltados para as crianças e a oportunidade surgiu no curso de verão oferecido pela Universidade”, disse a coordenadora de Extensão da Fanut, Leiko Asakura.

O curso, voltado a crianças a partir dos 3 anos de idade, teve o objetivo de apresentar, de forma dinâmica e prática, o universo das hortaliças para os alunos. Todos os legumes foram apresentados em suas varias formas: inteiros e crus, cozidos, cortados e ralados para que os pequenos manipulassem, experimentassem e começassem a se familiarizar com todo o universo das hortaliças.

Além de conhecer vários legumes, as crianças tiveram a oportunidade de plantar sua própria muda de cebolinha e tomate e conhecer o processo de germinação das sementes.

A professora Leiko Asakura, responsável pelo projeto, falou da experiência e do sucesso que teve a realização do curso.  "O que percebemos nos dois dias de curso é que muitas crianças não conheciam várias hortaliças inteiras; só conheciam cortadas, da forma que eram apresentadas a elas em casa. Esse curso foi uma oportunidade para que as crianças tivessem contato, manipulassem, comessem, e se habituassem com as hortaliças”, destacou.

Para Leiko, o curso foi um sucesso. “As crianças tiveram contato com as hortaliças, comeram e ainda puderam levar pra casa um pouquinho do que foi mostrado, que elas mesmas produziram, para que dessem continuidade ao processo com suas famílias", comemorou.

A aluna do 4º período de Serviço Social, Miquezia Barreto de Souza, que participou da implantação do curso também falou da importância das atividades oferecidas pelos cursos de verão da Ufal, para a própria instituição e para a comunidade participante. "Ministrar o curso me mostrou que a Universidade pode e deve realmente entrar em contato com a comunidade, oferecendo o que a Ufal tem e o que a comunidade precisa. Foi um momento maravilhoso e que espero participar de muitos outros", ressaltou.

A atividade contou com a participação do professor do curso de Agronomia da Ufal, Jorge Luiz Xavier, e teve como parceiros o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Restaurante Universitário(RU), o Núcleo de desenvolvimento Infantil (NDI) e a Emater.