Comemoração do Dia do Nutricionista

Na manhã de 25 de agosto último, a Faculdade de Nutrição-FANUT/UFAL comemorou o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto.

06/09/2011 10h29 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Prof. Malaquias Batista Filho e integrantes da FANUT

Na manhã de 25 de agosto último, a Faculdade de Nutrição-FANUT/UFAL comemorou o Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, em evento que contou com a honrosa participação do Prof. Dr. Malaquias Batista Filho, IMIP-PE, que proferiu as palestras intituladas A transição nutricional, e Saúde, nutrição e desenvolvimento humano, no auditório do RENORBIO/IQB/UFAL. Na solenidade estavam presentes o Prof. Dr. Eurico Lôbo, Vice-Reitor da UFAL, representando a Reitoria, o Prof. Dr. Francisco Passos, Diretor da FAMED, as Nutricionistas Rosane Nascimento, Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas e Coordenadora Técnica de Alimentação e Nutrição do Programa Nacional de Alimentação Escolar/FNDE/MEC, e Ana Maria Beltrão e Evla Darc, representantes do Conselho Regional de Nutricionistas, 6ª Região, professores, técnicos-administrativos e estudantes.

Este foi mais um evento exitoso promovido pela FANUT, neste ano embalado pela comemoração dos 50 Anos da UFAL, marcado pela excelência acadêmica e princípios humanitários, que lhes são próprios. Ao final do evento, foi servido um coquetel aos convidados com preparações zero trans, frutos de trabalho de colaboração estabelecido entre professores da FANUT, coordenado pela Profa. Manuela Jomori, e a Nutricionista Milena de Castro, do Restaurante Universitário.

Na ocasião, a Faculdade de Nutrição, através da Profa. Rísia Egito, prestou homenagem ao Prof. Dr. Malaquias Batista Filho por uma vida de dedicação à ciência, em reconhecimento de sua contribuição na institucionalização da Nutrição em Saúde Pública no Brasil e na formação de docentes desta faculdade.

Malaquias Batista Filho é um dos pioneiros da Nutrição em Saúde Pública no Brasil, professor emérito da UFPE, membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA, exerce atividades de pesquisa no IMIP, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição/UFPE.

Sob a influência de Josué de Castro e de Nelson Chaves, e ao lado desses dois  grandes cientistas, o professor Malaquias tornou-se um grande protagonista da história da Nutrição em Saúde Pública no Brasil, incluindo uma efetiva participação na elaboração de importantes marcos legais (leis, políticas, portarias, etc.), que dão sustentação às ações de vigilância e de assistência à saúde do atual cenário das políticas de Alimentação e Nutrição do país. O homenageado é também um dos co-autores da proposta da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (política que define a contribuição do Setor Saúde na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional).