Caminhada pelo campus marca encerramento da campanha Adote um Coração

Alunos de Nutrição acompanharam pacientes por três meses orientando sobre hábitos de vida mais saudáveis

04/02/2013 08h16 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Atividades foram encerradas com caminhada pelo campus

Lenilda Luna - jornalista

Vestidos de vermelho, para homenagear o coração, os alunos da disciplina Nutrição Clínica avaliaram, na quinta-feira (31), os resultados da campanha "Adote um Coração". A atividade foi realizada durante o módulo Nutrição e Doenças Cardiovasculares, coordenado pela professora Sandra Vasconcelos. Ela propôs aos alunos o acompanhamento de uma pessoa próxima, amigo ou parente, para aplicando, na prática, os conhecimentos adquiridos durante a disciplina.

Os alunos avaliaram como positiva a experiência de atendimento aos pacientes escolhidos. A maior dificuldade encontrada, segundo eles, foi a de mudar hábitos cotidianos que, muitas vezes, não são adequados ao quadro clínico do paciente. "Acompanhei um casal diabético, e a esposa tinha como distração fazer doces caseiros. Foi difícil convencê-los a trocar as compotas por frutas", relatou uma aluna durante a avaliação.

Juliana Cavalcante, aluna do 6º período, assumiu o desafio de acompanhar o próprio namorado, que apresenta sobrepeso. "Por um lado foi fácil, porque conheço bem os hábitos dele e sabia o que precisava ser reavaliado. Por outro, ele nem sempre queria seguir as minhas orientações", contou a estudante. Já Lidiane de Almeida teve mais facilidade com a mãe. "Em três meses ela perdeu peso e estamos esperando os resultados dos exames para saber como estão as taxas", relatou.

A professora Sandra Cavalcante explicou que essas atividades são importantes para a aprendizagem da teoria aliada à prática. "A campanha Adote um Coração funciona também como uma experiência ambulatorial, porque os alunos analisaram e orientaram o paciente durante os três meses. Mas é claro que a aprendizagem depende muito do engajamento de cada estudante nessa proposta", refletiu a professora.

Depois de avaliarem a atividade e apresentarem os relatórios, os 38 alunos do módulo encerraram a atividade em clima de confraternização. Um lanche com frutas variadas foi compartilhado e depois os estudantes fizeram alongamento e uma caminhada pelo campus da Ufal, em Maceió. A maioria manifestou o interesse em continuar a campanha "Adote um Coração" no próximo semestre letivo, inclusive com ampliação do número de pacientes atendidos.