Alunos Do Mestrado Em Nutrição Organizam Jornada Científica

Os alunos matriculados na disciplina Metodologia Científica, do Mestrado em Nutrição da FANUT, estão organizando a I Jornada Científica da Pós-Graduação em Nutrição (I JCPGNUT), evento que ocorrerá paralelo à realização do IV Simpósio Alagoano de Nutrição (IV SANUT).

27/05/2011 11h16 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Confraternização dos alunos de Metodologia Científica ao final do módulo téorico da disciplina.

O Simpósio acontecerá no período de 31 de outubro a 2 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, promovido pela Associação Alagoana de Nutrição em parceria com a Faculdade de Nutrição da UFAL, O Centro Universitário CESMAC e a Faculdade Maurício de Nassau.

A I JCPGNUT, especificamente, acontecerá no dia 2 de novembro, oportunidade em que os alunos acima referidos apresentarão seus trabalhos (artigo de revisão sistemática da literatura) realizados no contexto da disciplina Metodologia Científica, sob coordenação do Prof. Haroldo Ferreira. Cada apresentação terá uma duração de 10 minutos, após o que, haverá 5 minutos para que uma banca formada por um professor convidado (preferencialmente, o respectivo Orientador) e dois colegas de turma, apresente uma análise crítica relativa ao referido trabalho, análise esta procedida em ocasião anterior à data do evento. Para isto, os alunos deverão entregar seus trabalhos à Comissão Organizada da Jornada com, no mínimo, uma semana de antecedência.

Essas normas foram elaboradas pela Comissão (formada pelos mestrandos Alan Fernandes, Bárbara Coelho, Cristianni Gusmão, Erika Tayse, Giselma Alcântara, Isabelle Tenório, Nassib Bueno e Victor Hugo Oliveira), as quais foram apresentadas, discutidas e aprovadas pela turma e pelo Professor na última quarta-feira, 26 de maio, ocasião em que os alunos organizaram uma confraternização pela conclusão do módulo teórico da disciplina.

O Prof. Haroldo Ferreira enfatiza a importância dessa atividade no sentido de, não só de capacitar os alunos quanto às técnicas e habilidades para a realização de um artigo de revisão sistemática, mas também para exercitar e desenvolver sua capacidade crítica na análise de textos científicos. Adicionalmente, conforme as normas do PPGNUT, o aluno que cumprir essa tarefa adequadamente, estará tendo concluído, praticamente, a metade de seu trabalho de dissertação, possibilitando a sua conclusão no programa em tempo inferior ao máximo permitido e, desta forma, melhorando os indicadores de produtividade e eficiência do Programa. Diante disso, solicita a todos os orientadores e demais professores da FANUT um esforço adicional junto aos alunos com os quais tenham vínculo, de modo que esses objetivos sejam plenamente alcançados, o que será de grande relevância institucional.