Alunos De Técnica Dietética Participam De Oficina Zero Trans

No dia 28 de junho deste ano, foi realizada a segunda oficina desenvolvida pelo Projeto Zero Trans da disciplina de Técnica Dietética no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição, sob a coordenação da professora Manuela Mika Jomori.

01/08/2011 17h29 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Técnica Dietética 1

Por Alyne Gomes Silva – bolsista do projeto Zero trans

Na terça-feira dia 28 de junho deste ano, foi realizada a segunda oficina desenvolvida pelo Projeto Zero Trans aos alunos do 4º período, matriculados na disciplina de Técnica Dietética no Laboratório de Técnica Dietética da Faculdade de Nutrição, sob a coordenação da professora Manuela Mika Jomori. A atividade contou com a participação de 11 alunos e da professora Thaysa Brandão, a qual também ministra a disciplina e é membro do projeto.

Essa oficina reuniu uma apresentação teórica sobre Óleos e Gorduras (conteúdo da disciplina) com o foco em gorduras trans, seguida da elaboração de preparações alimentares (Brownie de chocolate com castanha, Rocambole de arroz, Torta salgada e Bolo de milho) isentas desta gordura pelos próprios alunos.

Esse momento também foi utilizado para complementar o conteúdo da disciplina de Técnica Dietética e como oportunidade dos alunos se envolverem na manipulação de preparações saudáveis, vivenciando a prática profissional, no sentido que poderão orientar a população (indivíduos e coletividades) sobre as técnicas de manipulação das preparações sem gordura trans. Desse modo, pelo fato das preparações serem de fácil execução, podem ser realizadas por qualquer pessoa.

Na conclusão da oficina os alunos sugeriram que outras oficinas fossem realizadas, tanto para outros alunos como para a população para que essa gordura, devido aos seus malefícios para a saúde, seja cada vez mais evitada.

Destaca-se que algumas destas preparações foram desenvolvidas pela equipe do Restaurante Universitário (RU/UFAL), após a sua participação no projeto. Essas preparações são incluídas no cardápio dos Coffees breaks promovido pelo RU nos eventos da UFAL e são servidas aos seus comensais. A preparação Brownie foi servida pela primeira vez no Coffee Break do I Seminário do Programa de Extensão da FANUT, ocorrido no dia 13 de junho deste ano, identificado com o selo “Zero trans”. Com o sucesso da mesma, foi incluída no rol das preparações do projeto.

Assim, convidamos a todos os membros desta unidade acadêmica e os demais que circulam pelo bloco a participarem das análises sensoriais que acontecerão no segundo semestre de 2011 no Laboratório de Técnica Dietética pelos participantes do projeto Zero Trans.