Alunos de Nutrição encerram disciplina com caminhada pelo campus

Iniciativa quer chamar a atenção da comunidade universitária para a necessidade de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável

31/01/2013 07h19 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Concentração da caminhada será às 16h, no antigo Csau

Lenilda Luna - jornalista

Para encerrar o módulo Nutrição e Doenças Cardiovasculares, da disciplina Nutrição Clínica, a professora Sandra Vasconcelos propôs aos alunos uma caminhada pelo campus da Universidade Federal de Alagoas. A ideia é chamar a atenção de toda a comunidade universitária para a necessidade de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. A aula vai acontecer nesta quinta-feira, 31, na sala 3 da Faculdade de Nutrição e a concentração para a caminhada será às 16h. "É uma forma diferente de realizar uma confraternização entre os alunos e conclamar a todos para a busca de uma vida mais saudável", explicou a professora.

A proposta do projeto pedagógico do curso de Nutrição da Ufal é formar nutricionistas capacitados para atuar em vários segmentos, visando  à  segurança  alimentar  e  à  atenção  dietética. Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde e também para recuperá-la, quando for necessário. Entre as disciplinas oferecidas aos alunos estão três períodos de Nutrição Clínica, que aborda aspectos relacionados ao papel do nutricionista no cuidado aos enfermos, avaliando as necessidades nutricionais e a interação entre medicamentos e alimentos.

O módulo que está sendo encerrado nesta quinta-feira conta com 38 alunos. Durante três meses eles receberam orientações teóricas e práticas sobre os cuidados alimentares com pacientes cardíacos. "Os alunos participaram do projeto Adote um Coração, com o objetivo de acompanhar um paciente, que poderia ser um amigo da família ou um parente. Os casos foram discutidos em sala de aula, para orientar sobre os melhores procedimentos para cada paciente", relatou Sandra Vasconcelos.

Durante o módulo, também foram realizadas sessões de cinema, com filmes que demonstram, por exemplo, a relação entre fast foods e obesidade, realidade cada vez mais presente nas grandes cidades. "A sessão 'pipoca', o projeto Adote um Coração e a caminhada são formas de inovar a didática das aulas, mobilizando a participação dos alunos a partir de casos concretos e de formas de linguagem mais próximas ao cotidiano deles", explicou a professora.