Alunos da Fanut encerram a 3ª edição da campanha Adote um Coração

O projeto visa desenvolver hábitos saudáveis na alimentação para evitar doenças cardiovasculares.

31/10/2013 11h00 - Atualizado em 23/09/2014 às 14h22
Equipe do projeto Adote um Coração com a professora Sandra Mary

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Encerraram-se nesta quinta-feira, 24, as atividades da 3ª edição da campanha “Adote um Coração”, um trabalho desenvolvido por alunos da Faculdade de Nutrição (Fanut) por meio da disciplina de Nutrição Clínica I, ministrada pela professora Sandra Mary. O projeto trata da relação das gorduras com as doenças cardiovasculares.

Cada estudante acompanhou durante o bloco da matéria, denominado Nutrição e Doenças cardiovasculares, alguma pessoa próxima que seja ou que possui predisposição a ser um cardiopata. Eles fizeram análises, estudaram as proporções e medidas das diversas partes do corpo dos seus pacientes e desenvolveram dietas específicas para cada caso.

Nesta edição da campanha, ocorreu a interação de dois projetos de extensão: Gordura Zero Trans e Feijão com Arroz. O primeiro visa substituir a gordura hidrogenada por preparações mais saudáveis utilizando a gordura. No segundo, são realizadas oficinas de educação nutricional para prevenir doenças cardiovasculares. Ambos com o objetivo de promover a aderência de uma alimentação saudável.

Sobre a importância do “Adote um Coração”, o estudante Wesley Araújo comenta que, “Essas atividades realizadas durante a disciplina geram bastante conhecimento, pois nem todo mundo possui a oportunidade em um estágio de atender um paciente exclusivo cardiopata, nós colocamos em prática tudo que foi aprendido na parte teórica da matéria, é enriquecedor.”

A professora Sandra Mary, idealizadora da campanha, falou que o objetivo é estimular uma educação nutricional. “É uma estratégia pedagógica de aliar conhecimento teórico ao prático, além de trazer mudanças de estilo de vida das pessoas associada à atividade física e uma dieta saudável”, destacou.

Durante a tarde, os alunos realizaram brincadeiras educacionais sobre boa alimentação, tiveram aula de ginástica laboral com um professor de Educação Física e se encerrou com um lanche saudável de frutas e sucos, promovido pelos estudantes.