2º encontro do Curso de Qualificação Profissional “Alimentação e Nutrição na Atenção Básica”

12/03/2018 00h00 - Atualizado em 12/03/2018 às 12h46

No dia 08/março/2018, no auditório da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal de Maceió, ocorreu o segundo encontro do Curso de Qualificação Profissional “Alimentação e Nutrição na Atenção Básica”. O tema discutido neste dia foi a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), a partir dos documentos “Marco de referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica”, “Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – Cadernos da Atenção Básica 35” e “Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade” publicados pelo Ministério da Saúde. A apresentação destes documentos foi feita pelos estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Nutrição em Saúde Pública. Em seguida, realizou-se a oficina de discussão de caso acerca da VAN em Maceió, conduzida pelas professoras Risia Cristina Egito de Menezes e Maria Alice Araújo Oliveira. As nutricionistas Elisângela Rodrigues de Lemos e Yana Aline de Moraes Melo, respectivamente responsáveis pelo Programa de Alimentação e Nutrição e pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió abordaram as limitações e os desafios da VAN, no contexto político atual.

Os próximos encontros serão nos dias 22/março e 05/abril, e os temas serão:

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a promoção da saúde, Contribuições dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família para a Atenção Nutricional e o papel do nutricionista na Atenção Básica.