Terapia antioxidante oral para prevenção e tratamento da pré-eclâmpsia: metanálise de ensaios clínicos aleatórios

Autora: Marilene Brandão Tenório

Data da defesa: 13/03/2018

Banca examinadora:

Profª Drª Alane Cabral Menezes de Oliveira - orientadora/presidente

Profª Drª Fabiana Andréa Moura - examinadora

Profª Drª Juliana Célia Farias Santos - examinadora

Resumo Geral:

As síndromes hipertensivas que acometem as gestantes acarretam elevados índices de morbidade e mortalidade, tanto materna quanto fetal. Dentre elas, destaca-se a pré-eclâmpsia (PE), conhecida como a doença das teorias, é clinicamente caracterizada por pressão arterial sistólica≥140mmHg ou pressão arterial diastólica ≥90mmHg associada à proteinúria (>300mg/24horas), após a 20ª semana de gestação.
Apesar de sua etiologia ainda não ter sido bem estabelecida, sabe-se que a fisiopatologia da doença é fortemente influenciada pela placenta, onde no processo inicial da gestação ocorrem alterações de placentação, associadas a um aumento do estresse oxidativo placentário. Ocorre ainda um processo inflamatório generalizado, bem como a presença de dano endotelial vascular progressivo, levando assim a disfunção deste órgão.
Assim, estes processos podem acarretar desfechos adversos à gestação, como restrição do crescimento intrauterino, ruptura placentária, parto prematuro, recém- nascidos pequenos para idade gestacional, morte fetal, entre outras. Por outro lado, não há consenso na literatura sobre as melhores estratégias de prevenção e tratamento da doença, especialmente voltadas para a nutrição. Entretanto, a suplementação com antioxidantes vem sendo considerada, visando minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo presente na fisiopatologia.
Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo determinar se as terapias antioxidantes orais, de vários tipos e doses, são capazes de prevenir ou tratar mulheres com PE e os desfechos adversos associados. Além disso, estes achados podem auxiliar condutas clínicas e nutricionais, assim como, fornecer subsídios para a formulação de políticas de saúde nesse âmbito, e consequentemente, melhorar a saúde materno- fetal em curto e longo prazo.
Palavras-chave: Gestantes, Pré- Eclâmpsia, Estresse Oxidativo, Antioxidante.

Trabalho completo em PDF.