Proposta de instrumento para triagem de dificuldade alimentar em crianças de 6 a 36 meses

Autora: Eugenia de Medeiros Almeida Nascimento

Data da defesa: 29/11/2021

Banca examinadora:

  • Profª Drª  Monica Lopes de Assunção - presidente
  • Prof Dr  Haroldo da Silva Ferreira - examinador
  • Profª Drª Carolina Castelli Silvério  - examinadora

Resumo geral:

O desenvolvimento alimentar infantil é representado por todas as formas de convívio com o alimento, envolvendo desde a preferência até a ingestão, constituinte não somente pelo que comemos, mas pelos demais elementos relacionados, como o ambiente das refeições, habilidades motoras e cognitivas para se alimentar, a forma e o tempo com que se alimenta e os motivos pelos quais as pessoas comem. Como é possível constatar, comer não é simples, comer é complexo e aproximadamente 25% de todas as crianças experimentam algum tipo de problema alimentar durante os primeiros anos de vida, prevalência esta que pode ser de até 80% em crianças com desenvolvimento atípico como autista e portadores de síndromes com acometimentos neurológicos. Os estudos indicam que o início das dificuldades alimentares ocorre antes do primeiro ano de vida em 50% das crianças e aos 18 meses de idade, ou antes, em até 75% das crianças. A presente dissertação foi dividida em duas partes: a primeira é um capítulo de revisão de literatura, que busca explanar as repercussões das dificuldades alimentares infantis abordando os aspectos atuais sobre conceituação, formas de classificação, epidemiologia, estilo parental e tratamento preconizado. A segunda parte é um artigo original que leva em consideração a percepção dos pais sobre o comportamento alimentar de seus filhos ao longo do tempo e em diferentes situações, o relato dos genitores, forneceram informações significativas sobre as dificuldades alimentares das suas crianças resultando no segundo artigo original que é um protocolo experimental de 22 questões destinado aos genitores de crianças entre 06 a 36 meses com queixa de dificuldade alimentar dividido em três blocos A, B, C em ordem decrescente dos fatores predisponentes as dificuldades alimentares. Esse instrumento de rastreamento preventivo, após, processo de validação terá medidas psicométricas padronizadas, de aplicabilidade clínica, podendo identificar rapidamente as queixas dos pais ou responsáveis sobre as dificuldades alimentares de seus filhos possibilitando o encaminhamento precoce para especialistas e o início oportuno das intervenções necessárias.

Palavras-chave: protocolo experimental, seletividade alimentar, nutrição infantil.

Trabalho completo indisponível.